PENSAR SOBRE A TRAJETÓRIA DOS AFRODESCENDENTES NO BRASIL É SEM DÚVIDA NENHUMA MERGULHARMOS EM NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA, TENDO EM VISTA AS CONTRIBUIÇÕES QUE OS MESMOS DERAM NA CONSTRUÇÃO DE NOSSO PAÍS. À MARGINALIZAÇÃO DOS POVOS AFROS NO BRASIL PODEM SER VISLUMBRADOS NÃO SÓ NA EXCLUSÃO SOCIAL A QUE FORAM SUBMETIDOS, MAS EM OUTRAS FORMAS, COMO O PRECONCEITO RACIAL QUE SOFREM COTIDIANAMENTE. NESTE SENTIDO, ESTE ARTIGO TEM COMO UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS PENSAR SOBRE O PRECONCEITO RACIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS AO QUE SE REFERE AOS POVOS AFRODESCENDENTES. UTILIZAMOS A SALA DE AULA COMO LABORATÓRIO PARA REALIZARMOS NOSSA PESQUISA. A SÉRIE DOS 8º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, FOI O NOSSO FOCO DE ANÁLISE PARA INVESTIGARMOS A TEMÁTICA. DIALOGAMOS COM ALGUNS AUTORES COMO KABENGELE MUNANGA, JOÃO JOSÉ REIS, FLAVIO DOS SANTOS, EMÍLIA VIOTTI ENTRE OUTROS. METODOLOGICAMENTE LANÇAMOS MÃO DA PESQUISA COMO A REVISÃO DE CONTEÚDOS SOBRE O TEMA, DEBATES, ANÁLISES DE MÚSICAS, PRODUÇÕES DE POEMAS E PEÇAS TEATRAIS REALIZADOS PELOS ALUNOS E COMO DESFECHO FINAL REALIZAMOS A EXPOSIÇÃO DE PAINÉIS E DEBATES SOBRE TODO TRABALHO REALIZADO EM SALA DE AULA. ADEMAIS, PODEMOS AINDA ENFATIZAR QUE OS FRUTOS DESSA PESQUISA FORAM VÁRIOS, ENTRE ELES, NOS RENDEU POR TRÊS ANOS CONSECUTIVOS 2014, 2015 E 2016 O PRÊMIO MESTRES DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA. E MAIS UMA VEZ, ESTAMOS ABERTOS ÀS CRÍTICAS E SUGESTÕES NESTA TEMÁTICA.