O ESTUDO EM QUESTÃO BUSCA PROPORCIONAR MEIOS PARA QUE DURANTE A EDUCAÇÃO INFANTIL, PRIMEIRO CONTATO DAS CRIANÇAS COM O AMBIENTE ESCOLAR, ELAS POSSAM ALÉM DE APRENDER A LER E ESCREVER AS PALAVRAS, TEXTOS E OUTROS MEIOS DE LINGUAGENS VERBAIS E NÃO VERBAIS, FAZER A LEITURA DO MUNDO A PARTIR DA SUA VIVÊNCIA. ISSO SE TORNA POSSÍVEL POR MEIO DA COMPREENSÃO DO MUNDO EM QUE VIVEM, POIS MUITOS AUTORES AFIRMAM QUE AS CRIANÇAS MUITO ANTES DE APRENDER A LER E ESCREVER AS PALAVRAS, ELAS JÁ TEM ALGUM TIPO DE COMPRESSÃO SOBRE O MUNDO, JÁ QUE DESDE O MOMENTO DO SEU NASCIMENTO ELAS TÊM CONTATO COM ESTE, MESMO QUE DE MODO IRRACIONAL. DURANTE SEU DESENVOLVIMENTO, O NÍVEL DE OBSERVAÇÃO VAI AUMENTANDO GRADATIVAMENTE, DE ACORDO COM OS NOVOS ESPAÇOS QUE VÃO VISITANDO OU HABITANDO. QUANDO A CRIANÇA CHEGA À ESCOLA, JÁ TEM CONHECIMENTO DE MUITOS ESPAÇOS E SE OS PROFESSORES TRABALHAREM ESSE ASPECTO, A ALFABETIZAÇÃO SE TORNARÁ MAIS FÁCIL, POIS NESSE CASO, A EXPERIÊNCIA VIVIDA – MESMO QUE POUCA – PODERÁ SUBSIDIAR UM MELHOR ENTENDIMENTO DAS PALAVRAS E TENDE A FACILITAR NA LEITURA E ESCRITA. ASSIM, ESTE TRABALHO BUSCARÁ ALTERNATIVAS PARA QUE OS PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONSIGAM CONCILIAR A ALFABETIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA A ALFABETIZAÇÃO ESPACIAL.