O CENÁRIO ATUAL DO ENSINO DE ESTATÍSTICA TEM REVELADO DIVERSAS DIFICULDADES, COMO O NÃO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DITAS ESSENCIAIS NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. OS OBJETIVOS SÃO: MOSTRAR UM CENÁRIO GERAL DA ESTATÍSTICA NO ENSINO BÁSICO, RELACIONANDO HISTÓRIA, ENSINO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC); DESENVOLVER UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES RELACIONADAS À ESTATÍSTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONFORME ÀS HABILIDADES CONTIDAS NA BNCC. DESTE MODO, PRETENDE-SE DESENVOLVER UMA SÉRIE DE ATIVIDADES AUTORAIS ENVOLVENDO HABILIDADES, QUE SE RELACIONAM COM OBJETOS DE CONHECIMENTO DENTRO DA UNIDADE TEMÁTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. TAL PRODUTO EDUCACIONAL SERÁ UTILIZADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA COM ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ALMEJA-SE TAMBÉM VERIFICAR A CONTRIBUIÇÃO DESTA APLICAÇÃO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA.