O TRABALHO ACAD?MICO EM QUEST?O APRESENTA A PESQUISA FEITA COM O FOCO NA GRAM?TICA A PARTIR DO OLHAR DA SOCIOLINGU?STICA, SOB MATERIAL DE UMA SE??O DE LIVRO DID?TICO (LD) DO 5⁰ ANO DO EF (DE MIRANDA E RODRIGUES) E COM REFERENCIAL TE?RICO DE PESQUISADORES COMO BORTONI-RICARDO E CAMACHO, PROCURANDO PROMOVER UMA DISCUSS?O EM TORNO DE COMO ESSAS ?REAS DA LINGU?STICA EST?O PRESENTES NA OBRA NO GERAL, E COMO PODEM SER INSERIDAS NAS ATIVIDADES NO CONTEXTO DAS AULAS DE L?NGUA PORTUGUESA DOS ANOS INICIAIS DE APRENDIZADO.
AP?S A AN?LISE DA SE??O, VIU-SE QUE O LD J? APRESENTAVA UMA VIS?O MAIS AMPLA E MENOS PRECONCEITUOSA EM QUEST?O DE ASSUNTOS COMO A VARIA??O LINGU?STICA, LEVANDO O ALUNO A COMPREENDER AS DIVERSAS VARIANTES DO PORTUGU?S (L?NGUA MATERNA) E A NECESSIDADE DE ADEQUA??O, PARTINDO DE UMA ABORDAGEM QUE AS CARACTERIZA COMO FORMAL OU MENOS FORMAL E N?O COMO CERTA OU ERRADA.