O REFERIDO ARTIGO CONT?M UMA PESQUISA ACERCA DA IMPORT?NCIA DA GEST?O DEMOCR?TICA E A SUA EFETIVA??O NO ?MBITO EDUCACIONAL. O TEMA VISA A RELEV?NCIA DA PR?TICA DA GEST?O DEMOCR?TICA EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA E DO AVAN?O NA MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA IMPLEMENTA??O DE A??ES QUE ENVOLVAM TODOS OS QUE COMP?EM ? ESCOLA DE FORMA INTERNA E EXTERNA. O ESTUDO CONSISTE EM UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, CONT?M COMO REFERENCIAIS-METODOL?GICOS CURY, GADOTTI, LIB?NEO, LUCK, ENTRE OUTROS REFERENCIAIS. QUE PARA TANTO, SE FAZ NECESS?RIAS AN?LISES E DISCUSS?ES FOCANDO A IMPORT?NCIA DA COLABORA??O DE TODOS PARA A EFETIVA??O DE UMA GEST?O E ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUALIDADE PARTINDO DA POSTURA DE UM GESTOR TANTO ADMINISTRATIVO COMO DE CUNHO PEDAG?GICO, VOLTADO A UMA PR?TICA QUE ENVOLVA O DI?LOGO, A PARTICIPA??O, A INTERA??O E A ABERTURA ?S MUDAN?AS PERTINENTES.