PERCEBEMOS QUE A MATEMÁTICA É UMA ÁREA DE CONHECIMENTO INDISPENSÁVEL NO COTIDIANO DAS PESSOAS, SENDO DIVIDIDA EM SUBÁREAS DE CONHECIMENTO, COMO POR EXEMPLO A ÁLGEBRA E A GEOMETRIA, ALÉM DISSO, OBSERVAMOS QUE É COMUM OCORRER POUCAS AULAS ABORDANDO CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. PARTINDO DESSA PROBLEMÁTICA E APÓS PARTICIPAR DAS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR DE GEOMETRIA ESPACIAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS VII, FOI QUE SURGIU O INTERESSE NESSA PESQUISA. DESTE MODO, NOSSO OBJETIVO É PROPOR UMA OFICINA PEDAGÓGICA COM A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES PARA ROTAÇÃO DE FIGURAS PLANAS, POSSIBILITANDO ASSIM, O ENSINO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS. A PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO E PARA DESENVOLVIMENTO DA OFICINA UTILIZAREMOS MAQUETES DIDÁTICAS, AO QUAL SERÁ POSSÍVEL FAZER A ROTAÇÃO DE FIGURAS DA GEOMETRIA PLANA TAIS COMO: TRIÂNGULO; RETÂNGULO; DENTRE OUTROS. ELA SERÁ APLICADA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE SENHOR DO BONFIM, OS PARTICIPANTES SERÃO ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO E A COLETA DE DADOS SERÁ POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO MISTO. ACREDITAMOS QUE ESSA OFICINA IRÁ PROPORCIONAR MAIOR CONTATO DOS PARTICIPANTES COM REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS, TRAZENDO PARA OS ALUNOS UMA AULA LÚDICA E DIVERTIDA. ESPERAMOS LEVAR METODOLOGIAS DIFERENCIADAS QUE VENHAM A APRIMORAR SUAS AULAS, TRAZENDO COM ISSO, MÉTODOS E INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS QUE VENHAM A CONTRIBUIR DE FORMA POSITIVA E SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO DE GEOMETRIA.