O PRESENTE TRABALHO DESTACA A IMPORTÂNCIA DO USO DA LITERATURA INFANTIL COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NOS ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESSA PERSPECTIVA A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER COMO A UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA DA LITERATURA INFANTIL PODE AUXILIAR OS ALUNOS DO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A DESENVOLVER A ORALIDADE ATRAVÉS DOS CONTOS E RECONTOS DE HISTORIAS. BUSCAMOS DIALOGAR COM OS AUTORES: BAKHTIN (1997), CALDIN (2002), CAVALCANTI (2009), KOCH (2001), MARCUSCHI (2005), E ZILBERMAN (2003) E NA BNCC (2018) DE LÍNGUA PORTUGUESA. DE ACORDO COM O QUE FOI OBSERVADO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO ONDE A PESQUISA FOI REALIZADA, CONSTATAMOS QUE A PROFESSORA DA SALA DE AULA RECONHECE A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO ORAL DOS ALUNOS, PORÉM, O TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL NÃO OCORRE DE FORMA SISTEMATIZADA, LIMITANDO-SE APENAS A MOMENTOS ESPECÍFICOS. POR MEIO DAS INTERVENÇÕES NA TURMA, QUE SE DERAM NO FORMATO DE OFICINAS TEMÁTICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PUDEMOS CONSTATAR A RECEPTIVIDADE DOS ALUNOS PARA COM A LITERATURA INFANTIL.