ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A EFIC?CIA DOS JOGOS DID?TICOS E A DID?TICA DO PROFESSOR DE CI?NCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM BASE NA ELABORA??O E APLICA??O DE UM JOGO DE TABULEIRO NO PROCESSO DE AVALIA??O. OS MATERIAIS DID?TICOS S?O FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E O JOGO DID?TICO PODE SER UMA ALTERNATIVA VI?VEL PARA AUXILIAR TAMB?M NO PROCESSO AVALIATIVO QUALITATIVO. POR ISSO O M?TODO DID?TICO, O JOGO DE TABULEIRO, UTILIZADO NESTE TRABALHO, FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DO CONTE?DO QUE ESTAVA SENDO ESTUDADO PELOS ALUNOS PARA A AVALIA??O TRADICIONAL, UTILIZOU-SE ESTA PROPOSTA L?DICA COMO SEGUNDA AVALIA??O. NESTA PESQUISA DISCUTIMOS A PRODU??O, APLICA??O E AVALIA??O DA PROPOSTA DO JOGO DE TABULEIRO COMO FORMA AVALIATIVA. NESSA PERSPECTIVA, OS RESULTADOS ESPERADOS FORAM POSITIVOS, POIS, A FUN??O EDUCATIVA DO JOGO FOI FACILMENTE OBSERVADA DURANTE SUA APLICA??O, POIS FOI VERIFICADO O FAVORECIMENTO NA AQUISI??O DOS CONHECIMENTOS DE FORMA DESCONTRA?DA, HOUVE UMA APROVA??O SATISFAT?RIA TANTO PELOS ALUNOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA, QUANTO PELA PROFESSORA.