FRAGMENTOS RELACIONAIS DE FAMÍLIAS E ESCOLA: UMA MEDIAÇÃO COORDENADORA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68663 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1808 "inscrito_id" => 2173 "titulo" => "FRAGMENTOS RELACIONAIS DE FAMÍLIAS E ESCOLA: UMA MEDIAÇÃO COORDENADORA" "resumo" => "FUNDAMENTANDO-SE NOS PRINC?PIOS DA GEST?O DEMOCR?TICA, O PRESENTE TRABALHO ? FRUTO DE UM ESTUDO EPISTEMOL?GICO DE CAR?TER QUALITATIVO, E TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR MANEIRAS QUE LEVAM O COORDENADOR ESCOLAR A CONTRIBUIR COM A ARTICULA??O NECESS?RIA PARA O FAVORECIMENTO E A MANUTEN??O DE V?NCULO ENTRE ESCOLA E FAM?LIA. A??O QUE, POR SUA VEZ, COLOCA-SE COMO UMA DAS NECESSIDADES EMERGENTES NA ATUAL REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA. A PRODU??O POSSIBILITA PENSAR EM UMA DAS MANEIRAS DE TORNAR A EDUCA??O FORMAL (SISTEMATIZADA), MAIS ABERTA A CRITICIDADE E A DEMOCRACIA, DEFENDENDO, PARA ISSO, A ATIVA PARTICIPA??O DE UMA COLETIVIDADE CONSTITU?DA POR UM CONJUNTO DE SEGMENTOS QUE, JUNTOS, PODEM CONTRIBUIR COM A EFETIVA??O DE UM TRABALHO CARACTERIZADO COMO TRANSDISCIPLINAR. ENFATIZANDO A IMPORT?NCIA DA PARTICIPA??O DA FAM?LIA NO PLANEJAMENTO E EXECU??O DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS EM INSTITUI??ES DE ENSINO. DESTACA-SE, CONTUDO, O PAPEL NO COORDENADOR NESSE PROCESSO DE ARTICULA??O. A NECESSIDADE DE PESQUISAR SOBRE O ASSUNTO, SURGIU POR MEIO DA REALIZA??O DE LEITURAS E PARTICIPA??O EM DISCUSS?ES PROPOSTAS DURANTE AS AULAS DA DISCIPLINA ORGANIZA??O E GEST?O DOS PROCESSOS EDUCATIVOS, QUE AP?S APRESENTAR DIVERSOS MODELOS DE GEST?O, COLOCOU A IMPORT?NCIA DA PERSPECTIVA DEMOCR?TICA E PARTICIPATIVA. E TAMB?M ATRAV?S DE UMA EXPERI?NCIA VIVENCIADA DURANTE O PER?ODO DO EST?GIO CURRICULAR EM GEST?O, QUE FOI DEFINITIVA PARA A ESCOLHA DO PROBLEMA DE PESQUISA, QUE ACABOU POR SER DEFINIDO COMO: O QUE LEVA O COORDENADOR ESCOLAR A CONTRIBUIR COMO ARTICULADOR NA RELA??O ESTABELECIDA ENTRE ESCOLA E FAM?LIA?. AS SITUA??ES INSPIRADORAS, FORAM DERIVADAS DA PROPOSTA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), DURANTE O ANO DE 2018." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA,, FAMÍLIA-ESCOLA,, COORDENADOR ESCOLAR., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID2173_15092020142805.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEBELYANNE PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "SILVA" "autor_email" => "hebelyanne.silva@cedu.ufa" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68663 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1808 "inscrito_id" => 2173 "titulo" => "FRAGMENTOS RELACIONAIS DE FAMÍLIAS E ESCOLA: UMA MEDIAÇÃO COORDENADORA" "resumo" => "FUNDAMENTANDO-SE NOS PRINC?PIOS DA GEST?O DEMOCR?TICA, O PRESENTE TRABALHO ? FRUTO DE UM ESTUDO EPISTEMOL?GICO DE CAR?TER QUALITATIVO, E TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR MANEIRAS QUE LEVAM O COORDENADOR ESCOLAR A CONTRIBUIR COM A ARTICULA??O NECESS?RIA PARA O FAVORECIMENTO E A MANUTEN??O DE V?NCULO ENTRE ESCOLA E FAM?LIA. A??O QUE, POR SUA VEZ, COLOCA-SE COMO UMA DAS NECESSIDADES EMERGENTES NA ATUAL REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA. A PRODU??O POSSIBILITA PENSAR EM UMA DAS MANEIRAS DE TORNAR A EDUCA??O FORMAL (SISTEMATIZADA), MAIS ABERTA A CRITICIDADE E A DEMOCRACIA, DEFENDENDO, PARA ISSO, A ATIVA PARTICIPA??O DE UMA COLETIVIDADE CONSTITU?DA POR UM CONJUNTO DE SEGMENTOS QUE, JUNTOS, PODEM CONTRIBUIR COM A EFETIVA??O DE UM TRABALHO CARACTERIZADO COMO TRANSDISCIPLINAR. ENFATIZANDO A IMPORT?NCIA DA PARTICIPA??O DA FAM?LIA NO PLANEJAMENTO E EXECU??O DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS EM INSTITUI??ES DE ENSINO. DESTACA-SE, CONTUDO, O PAPEL NO COORDENADOR NESSE PROCESSO DE ARTICULA??O. A NECESSIDADE DE PESQUISAR SOBRE O ASSUNTO, SURGIU POR MEIO DA REALIZA??O DE LEITURAS E PARTICIPA??O EM DISCUSS?ES PROPOSTAS DURANTE AS AULAS DA DISCIPLINA ORGANIZA??O E GEST?O DOS PROCESSOS EDUCATIVOS, QUE AP?S APRESENTAR DIVERSOS MODELOS DE GEST?O, COLOCOU A IMPORT?NCIA DA PERSPECTIVA DEMOCR?TICA E PARTICIPATIVA. E TAMB?M ATRAV?S DE UMA EXPERI?NCIA VIVENCIADA DURANTE O PER?ODO DO EST?GIO CURRICULAR EM GEST?O, QUE FOI DEFINITIVA PARA A ESCOLHA DO PROBLEMA DE PESQUISA, QUE ACABOU POR SER DEFINIDO COMO: O QUE LEVA O COORDENADOR ESCOLAR A CONTRIBUIR COMO ARTICULADOR NA RELA??O ESTABELECIDA ENTRE ESCOLA E FAM?LIA?. AS SITUA??ES INSPIRADORAS, FORAM DERIVADAS DA PROPOSTA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), DURANTE O ANO DE 2018." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA,, FAMÍLIA-ESCOLA,, COORDENADOR ESCOLAR., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID2173_15092020142805.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEBELYANNE PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "SILVA" "autor_email" => "hebelyanne.silva@cedu.ufa" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }