ESTA PESQUISA POSSUI O OBJETIVO DE ABORDAR A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, DEVIDO AO FATO DE SER UM IMPORTANTE CANAL PARA TROCA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS, PRINCIPALMENTE PARA OS JOVENS, JÁ QUE ESSES ESTÃO EM SUA MAIORIA PRESENTES NA PLATAFORMA. PARA AUXILIAR NAS REFLEXÕES SOBRE A PROMOÇÃO DE CERTOS MODOS DE SER E ESTUDAR NESSE AMBIENTE, ANALISAREMOS O “VAI CAIR NO ENEM”, UM PERFIL COM MAIS DE 600 MIL SEGUIDORES QUE CONTA COM INÚMERAS PUBLICAÇÕES CONTENDO DICAS PARA OS ESTUDANTES QUE IRÃO REALIZAR A PROVA DO ENEM. A ABORDAGEM METODOLÓGICA ESCOLHIDA PARA ESTA INVESTIGAÇÃO FOI A QUALITATIVA, DESENVOLVIDA POR MEIO DE UM ESTUDO DE CASO. FOI LEVADO EM CONSIDERAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DO ESTUDO SOMENTE AS PUBLICAÇÕES DO MÊS DE JULHO DE 2020, SENDO SELECIONADAS AQUELAS QUE POSSUÍAM MAIOR ALCANCE. OS RESULTADOS APONTAM QUE O INSTAGRAM PODE SER ÚTIL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, POIS PROPORCIONA AOS ALUNOS MAIOR COMPREENSÃO E ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS, TORNANDO-OS MAIS ATRATIVOS E MOTIVADORES EM RELAÇÃO AO SEU ENSINO-APRENDIZAGEM.