Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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RELATO DE EXPERIÊNCIA: COMPREENDENDO O PAPEL DO PSICÓLOGO E AS INTERVENÇÕES POSSÍVEIS EM UMA ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL EDUCACIONAL EM RECIFE/PE

Palavra-chaves: INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS, EDUCAÇÃO SOCIAL, PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA, OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA, Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM O PROPÓSITO DE APRESENTAR AS REFLEXÕES DAS EXPERIÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS VIVENCIADAS DURANTE PERÍODO DE ESTÁGIO BÁSICO DE OBSERVAÇÃO NO MOVIMENTO PRÓ-CRIANÇA, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL LOCALIZADA NA CIDADE DO RECIFE. NOS ÚLTIMOS ANOS, EXISTIU UM MOVIMENTO DE CRIAÇÃO DE ONGS EDUCACIONAIS EM COMUNIDADES DE BAIXA RENDA, COM O OBJETIVO COMPLEMENTAR A FORMAÇÃO DOS ALUNOS E OCUPAR O CONTRA-TURNO ESCOLAR. A PARTIR DA INSERÇÃO DO SERVIÇO DO PSICÓLOGO NESSES ESPAÇOS, SURGEM NOVAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DENTRO DA ÁREA E QUESTIONAMENTOS SOBRE O PAPEL E AS ATRIBUIÇÕES DESSE PROFISSIONAL. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É COMPREENDER O PAPEL DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA E A SUA ATUAÇÃO, POR MEIO DE INTERVENÇÕES, ATRAVÉS DE MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVO. MEDIANTE ANÁLISE, FOI POSSÍVEL COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DO PSICÓLOGO, NO SENTIDO DE OFERECER AMPLA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL. ALÉM DISSO, PÔDE-SE PERCEBER QUE A FORMAÇÃO DESSE PROFISSIONAL PARA ATUAÇÃO NO CAMPO PRECISA CONTEMPLAR TEMAS COMO POLÍTICAS PÚBLICAS, ÉTICA PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO SOCIAL. POR FIM, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR UMA CONSTANTE APLICAÇÃO DE TEORIA E PRÁTICA EM INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER A AUTONOMIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, PARALELO AOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM.

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