Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SE ESSA RUA FOSSE MINHA: RELAÇÕES DA CIDADE COM A EDUCAÇÃO E A EXPERIENCIA PAULISTANA

Palavra-chaves: CIDADES EDUCADORAS, EDUCAÇÃO, CIDADANIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, Pôster (PO) GT 21 - Políticas públicas de Educação Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NESTE PROJETO DE DISSERTAÇÃO SERÃO ANALISADAS AS RELAÇÕES ENTRE A CIDADE, ABRANGENDO SUAS CARACTERÍSTICAS SOCIO-TERRITORIAIS E GEOPOLÍTICAS, E A EDUCAÇÃO, COMPREENDENDO TEORIAS E FILOSOFIAS EDUCACIONAIS DE PROPAGAÇÃO INTERNACIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS EM ESFERA NACIONAL E LOCAL. ESTAS RELAÇÕES SERÃO OBSERVADAS DE MANEIRA PORMENORIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, OITAVA MAIOR METRÓPOLE DO MUNDO, EM CUJAS RELAÇÕES POSSUEM CARACTERÍSTICAS PARTICULARES FECUNDAS À ANÁLISE, ESPECIALMENTE DO PERÍODO POSTERIOR A SIGNATURA DA CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS, EM 1990, ATÉ O PRESENTE MOMENTO, RECORTE TEMPORAL DA ANÁLISE FOCAL. METODOLOGICAMENTE, ESTE TRABALHO SE UTILIZARÁ DA EXPLORAÇÃO TEÓRICA DAS TEMÁTICAS POR MEIO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, E APROXIMAÇÃO DE TAIS TEORIAS NAS ESCALAS NACIONAL (BRASIL) E LOCAL (SÃO PAULO), SE UTILIZARÁ TAMBÉM DE LEGISLAÇÕES NACIONAIS E LOCAIS (BNCC, PDE, ETC.), MAPAS E DADOS ESTATÍSTICOS PARA ANALISAR AS RELAÇÕES ENTRE CIDADE E EDUCAÇÃO, CONJUGANDO-AS COM A APROPRIAÇÃO TEÓRICA AFEITA A ESTA REFLEXÃO. NO CONFRONTO ENTRE INTENÇÃO, IMPLANTAÇÃO E PRÁTICA, AVALIAM-SE OS IMPACTOS CONCRETOS DO DISCURSO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA URBANA EM SUAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NO RECORTE ESPACIAL E TEMPORAL PROPOSTOS PARA RESPONDER SE O ESTREITAMENTO DA RELAÇÃO CIDADE-EDUCAÇÃO PODE SE DAR DE FORMA A BENEFICIAR AMBOS OS CAMPOS.

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