O PRESENTE TRABALHO PRETENDE DISCUTIR O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO MODALIDADE DE ENSINO FUNDAMENTAL PARA A GARANTIA DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO. O MESMO FOI FEITO ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA BUSCANDO NOS REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE DISCUTEM AO TEMA RESPOSTAS PARA A PERGUNTA: COMO A EDUCAÇÃO DO CAMPO PODE SER O ESPAÇO PARA A GARANTIA DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO? AUTORES COMO ARROYO (2004); MOLINA (), MARTINS () SAVIANI (2004), FORAM CONSULTADOS. COM BASE NAS PESQUISAS REALIZADAS PERCEBE-SE QUE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NÃO PODE SER UMA EDUCAÇÃO SELETIVA, E QUE NÃO SEJA VOLTADA ÀS ESPECIFICIDADES DE SEU POVO, MAS NECESSITA SER UMA EDUCAÇÃO ONDE NA RELAÇÃO ENTRE ENSINAR E APRENDER HAJA COMUNHÃO E PARTILHA, NUMA RELAÇÃO HORIZONTAL, E NESSA VISÃO QUE DEVE EXISTIR ENTRE ENSINO E RESPEITO ÀS SINGULARIDADES É QUE, DE FATO, A VERDADEIRA EDUCAÇÃO SE FAZ. É NESSE MOMENTO ONDE ACONTECE DE FATO A GARANTIA DE DIREITOS.