Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÃO INCLUSIVA: TARDE INTERATIVA ENTRE ESTUDANTES DA APAE E ESTUDANTES DE UMA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

Palavra-chaves: INCLUSÃO, JOGOS INCLUSIVOS, EDUCAÇÃO ESPECIAL Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6872
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 996
    "inscrito_id" => 32700
    "titulo" => "AÇÃO INCLUSIVA: TARDE INTERATIVA ENTRE ESTUDANTES DA APAE E ESTUDANTES DE UMA ESCOLA REGULAR DE ENSINO"
    "resumo" => "A Inclusão Social é um processo que tenta promover a inclusão dos segmentos com vulnerabilidade social, principalmente na escola. Para a construção de uma sala de aula inclusiva, devem ser trabalhadas propostas de atividades cooperativas visando à interação entre os alunos e a valorização da diversidade. Dentro dessa perspectiva, esse estudo teve por objetivo desenvolver uma ação afirmativa entre alunos da APAE e alunos de uma escola regular de ensino. Este consistiu no desenvolvimento de uma tarde interativa com brincadeiras educativas, no intuito de promover a participação e inclusão dos alunos da APAE na escola regular de ensino. Foram escolhidas atividades lúdicas, como brincadeiras inclusivas para que todos os alunos, sem exceções participassem da execução do projeto. Desde a chegada dos alunos da APAE, até a saída, todos os membros que compõe a escola desempenharam uma assistência integral contribuindo para que todas as atividades fossem desenvolvidas, além de que a escola apresentava uma estrutura física acessível para aqueles alunos com algum tipo de deficiência. Durante as atividades realizadas, os alunos das duas escolas interagiram sem distinções e ficou nítida a interação e satisfação mútua, refletida por todos que participaram das brincadeiras.  No momento da despedida, um dos alunos da APAE expressou sua vontade de frequentar uma escola regular, estando motivado a estudar em uma escola regular. Tanto o diretor da escola regular quanto a coordenadora pedagógica da APAE trocaram convites para que atividades semelhantes voltassem a acontecer em ambas às escolas. Dessa forma, fica evidente que esse tipo de ação inclusiva oferece subsídios para que as pessoas convivam com o diferente e eliminem ideologias e práticas preconceituosas e discriminatórias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, JOGOS INCLUSIVOS, EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_14_44_28_idinscrito_32700_56e7c149806da275b73b7d0cf86072f0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIANY MEIRELLI DOS ANJOS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RAIANY"
    "autor_email" => "raianymeirelli@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6872
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 996
    "inscrito_id" => 32700
    "titulo" => "AÇÃO INCLUSIVA: TARDE INTERATIVA ENTRE ESTUDANTES DA APAE E ESTUDANTES DE UMA ESCOLA REGULAR DE ENSINO"
    "resumo" => "A Inclusão Social é um processo que tenta promover a inclusão dos segmentos com vulnerabilidade social, principalmente na escola. Para a construção de uma sala de aula inclusiva, devem ser trabalhadas propostas de atividades cooperativas visando à interação entre os alunos e a valorização da diversidade. Dentro dessa perspectiva, esse estudo teve por objetivo desenvolver uma ação afirmativa entre alunos da APAE e alunos de uma escola regular de ensino. Este consistiu no desenvolvimento de uma tarde interativa com brincadeiras educativas, no intuito de promover a participação e inclusão dos alunos da APAE na escola regular de ensino. Foram escolhidas atividades lúdicas, como brincadeiras inclusivas para que todos os alunos, sem exceções participassem da execução do projeto. Desde a chegada dos alunos da APAE, até a saída, todos os membros que compõe a escola desempenharam uma assistência integral contribuindo para que todas as atividades fossem desenvolvidas, além de que a escola apresentava uma estrutura física acessível para aqueles alunos com algum tipo de deficiência. Durante as atividades realizadas, os alunos das duas escolas interagiram sem distinções e ficou nítida a interação e satisfação mútua, refletida por todos que participaram das brincadeiras.  No momento da despedida, um dos alunos da APAE expressou sua vontade de frequentar uma escola regular, estando motivado a estudar em uma escola regular. Tanto o diretor da escola regular quanto a coordenadora pedagógica da APAE trocaram convites para que atividades semelhantes voltassem a acontecer em ambas às escolas. Dessa forma, fica evidente que esse tipo de ação inclusiva oferece subsídios para que as pessoas convivam com o diferente e eliminem ideologias e práticas preconceituosas e discriminatórias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, JOGOS INCLUSIVOS, EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_14_44_28_idinscrito_32700_56e7c149806da275b73b7d0cf86072f0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIANY MEIRELLI DOS ANJOS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RAIANY"
    "autor_email" => "raianymeirelli@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A Inclusão Social é um processo que tenta promover a inclusão dos segmentos com vulnerabilidade social, principalmente na escola. Para a construção de uma sala de aula inclusiva, devem ser trabalhadas propostas de atividades cooperativas visando à interação entre os alunos e a valorização da diversidade. Dentro dessa perspectiva, esse estudo teve por objetivo desenvolver uma ação afirmativa entre alunos da APAE e alunos de uma escola regular de ensino. Este consistiu no desenvolvimento de uma tarde interativa com brincadeiras educativas, no intuito de promover a participação e inclusão dos alunos da APAE na escola regular de ensino. Foram escolhidas atividades lúdicas, como brincadeiras inclusivas para que todos os alunos, sem exceções participassem da execução do projeto. Desde a chegada dos alunos da APAE, até a saída, todos os membros que compõe a escola desempenharam uma assistência integral contribuindo para que todas as atividades fossem desenvolvidas, além de que a escola apresentava uma estrutura física acessível para aqueles alunos com algum tipo de deficiência. Durante as atividades realizadas, os alunos das duas escolas interagiram sem distinções e ficou nítida a interação e satisfação mútua, refletida por todos que participaram das brincadeiras. No momento da despedida, um dos alunos da APAE expressou sua vontade de frequentar uma escola regular, estando motivado a estudar em uma escola regular. Tanto o diretor da escola regular quanto a coordenadora pedagógica da APAE trocaram convites para que atividades semelhantes voltassem a acontecer em ambas às escolas. Dessa forma, fica evidente que esse tipo de ação inclusiva oferece subsídios para que as pessoas convivam com o diferente e eliminem ideologias e práticas preconceituosas e discriminatórias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.