O JOGO EM SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ENERGIA POR MEIO LÚDICO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7610 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1355 "inscrito_id" => 1900 "titulo" => "O JOGO EM SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ENERGIA POR MEIO LÚDICO" "resumo" => "O JOGO EM SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ENERGIA POR MEIO DO LÚDICOO trabalho apresenta uma proposta didática que utiliza como estratégia para o ensino de Energia no ensino médio um jogo educativo de questionamentos. A proposta foi elaborada por bolsistas, participantes do PIBID/UEPB atuantes no subprojeto de Física, juntamente com o coordenador do subprojeto e a professora supervisora atuante na escola participante. A proposta será realizada com trinta e três estudantes do primeiro ano do Ensino médio regular de uma escola estadual situada em Campina Grande na Paraíba, e deve acontecer no tempo estimado de duas aulas, somando 90 minutos. A escolha dessa estratégia se deu por se tratar de uma abordagem dinâmica e atrativa, a qual permite que o estudante além de participar ativamente do seu processo de aprendizagem se divirta, afirmando o caráter lúdico que o processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Física pode ter. O jogo apresenta como objetivo principal promover a construção de relações entre conceitos de Energia com situações cotidianas dos estudantes participantes. A metodologia do jogo se dá da seguinte maneira: serão apresentadas situações comuns a realidade dos estudantes, e em seguida dispostas respostas relacionadas ao tipo de energia envolvido na situação, os estudantes deverão apresentar placas que afirmem a resposta escolhida por eles, além disso, deverão apresentar suas justificativas para a escolha de cada opção, permitindo assim, que possamos compreender as ideias e atitudes dos estudantes frente a cada situação. Assim, temos como propósito, que ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de construir relações sólidas entre os conhecimentos que constroem em sala de aula e as situações vividas na sua realidade, além disso, pretende-se que o estudante seja capaz de compreender a real natureza dos conceitos científicos desconstruindo a ideia de que a Física é uma ciência desconectada da realidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ENERGIA, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_08_2014_19_08_44_idinscrito_1900_63a6633492eee0a1cafb91f543ea4e71.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PAULA DE MORAIS SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULA MORAIS" "autor_email" => "paulinha_fisicauepb@hotma" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7610 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1355 "inscrito_id" => 1900 "titulo" => "O JOGO EM SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ENERGIA POR MEIO LÚDICO" "resumo" => "O JOGO EM SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ENERGIA POR MEIO DO LÚDICOO trabalho apresenta uma proposta didática que utiliza como estratégia para o ensino de Energia no ensino médio um jogo educativo de questionamentos. A proposta foi elaborada por bolsistas, participantes do PIBID/UEPB atuantes no subprojeto de Física, juntamente com o coordenador do subprojeto e a professora supervisora atuante na escola participante. A proposta será realizada com trinta e três estudantes do primeiro ano do Ensino médio regular de uma escola estadual situada em Campina Grande na Paraíba, e deve acontecer no tempo estimado de duas aulas, somando 90 minutos. A escolha dessa estratégia se deu por se tratar de uma abordagem dinâmica e atrativa, a qual permite que o estudante além de participar ativamente do seu processo de aprendizagem se divirta, afirmando o caráter lúdico que o processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Física pode ter. O jogo apresenta como objetivo principal promover a construção de relações entre conceitos de Energia com situações cotidianas dos estudantes participantes. A metodologia do jogo se dá da seguinte maneira: serão apresentadas situações comuns a realidade dos estudantes, e em seguida dispostas respostas relacionadas ao tipo de energia envolvido na situação, os estudantes deverão apresentar placas que afirmem a resposta escolhida por eles, além disso, deverão apresentar suas justificativas para a escolha de cada opção, permitindo assim, que possamos compreender as ideias e atitudes dos estudantes frente a cada situação. Assim, temos como propósito, que ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de construir relações sólidas entre os conhecimentos que constroem em sala de aula e as situações vividas na sua realidade, além disso, pretende-se que o estudante seja capaz de compreender a real natureza dos conceitos científicos desconstruindo a ideia de que a Física é uma ciência desconectada da realidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ENERGIA, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_08_2014_19_08_44_idinscrito_1900_63a6633492eee0a1cafb91f543ea4e71.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PAULA DE MORAIS SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULA MORAIS" "autor_email" => "paulinha_fisicauepb@hotma" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }