PESQUISAS ATUAIS EM ENSINO DE BIOLOGIA: TEMÁTICAS DISCUTIDAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7766 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 964 "inscrito_id" => 5124 "titulo" => "PESQUISAS ATUAIS EM ENSINO DE BIOLOGIA: TEMÁTICAS DISCUTIDAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "O foco deste trabalho está direcionado para a importância das pesquisas atuais no ensino de Biologia para o licenciando, pois é extremamente necessária para a formação do mesmo. O presente trabalho tem como objetivo investigar quais temáticas estão sendo diligenciadas atualmente no ensino de Biologia na UFPI/CPCE e direcionar o Licenciando em Ciências Biológicas a usufruir de pesquisas voltadas para o ensino de Biologia. Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva e de natureza qualitativa, oriunda de um levantamento de dados em trabalhos de conclusão de cursos, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Campus Professora Cinobelina Elvas – CPCE, da Universidade Federal do Piauí. Durante esta pesquisa, de um total de 174 trabalhos foram analisados 121 títulos de monografias concluídas do período de 2010 á 2014, e após o levantamento dos dados, utilizou-se análise de conteúdo como método de análise dos mesmos. Nesta etapa, elaboraram-se sete categorias para classificar cada temática pesquisada no curso durante o quinquênio. As referidas áreas temáticas são as seguintes: Temas Transversais, Educação Ambiental, Zoologia, Botânica e Ecologia, Formação de Professores, Modelos Didáticos e Biológicos, Práticas Pedagógicas e Outras Temáticas. Esta pesquisa aponta que as temáticas trabalhadas no curso de Ciências Biológicas precisam ser mais focadas para o ensino de Biologia, uma vez que, a prática de ensino faz parte frequentemente da vida acadêmica como licenciando e profissional quando licenciado. Portanto, esta investigação contribuirá para direcionar o graduando a traçar caminhos que o leve para fluir de temáticas direcionadas ao ensino de Biologia propriamente dito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "TENDÊNCIAS ATUAIS, ENSINO DE BIOLOGIA, MONOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_55_59_idinscrito_5124_b0109823950aa810bc89c7233276c960.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO BRUNO ARAÚJO QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "MARCELO QUEIROZ" "autor_email" => "bruno.marcelo14@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7766 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 964 "inscrito_id" => 5124 "titulo" => "PESQUISAS ATUAIS EM ENSINO DE BIOLOGIA: TEMÁTICAS DISCUTIDAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "O foco deste trabalho está direcionado para a importância das pesquisas atuais no ensino de Biologia para o licenciando, pois é extremamente necessária para a formação do mesmo. O presente trabalho tem como objetivo investigar quais temáticas estão sendo diligenciadas atualmente no ensino de Biologia na UFPI/CPCE e direcionar o Licenciando em Ciências Biológicas a usufruir de pesquisas voltadas para o ensino de Biologia. Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva e de natureza qualitativa, oriunda de um levantamento de dados em trabalhos de conclusão de cursos, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Campus Professora Cinobelina Elvas – CPCE, da Universidade Federal do Piauí. Durante esta pesquisa, de um total de 174 trabalhos foram analisados 121 títulos de monografias concluídas do período de 2010 á 2014, e após o levantamento dos dados, utilizou-se análise de conteúdo como método de análise dos mesmos. Nesta etapa, elaboraram-se sete categorias para classificar cada temática pesquisada no curso durante o quinquênio. As referidas áreas temáticas são as seguintes: Temas Transversais, Educação Ambiental, Zoologia, Botânica e Ecologia, Formação de Professores, Modelos Didáticos e Biológicos, Práticas Pedagógicas e Outras Temáticas. Esta pesquisa aponta que as temáticas trabalhadas no curso de Ciências Biológicas precisam ser mais focadas para o ensino de Biologia, uma vez que, a prática de ensino faz parte frequentemente da vida acadêmica como licenciando e profissional quando licenciado. Portanto, esta investigação contribuirá para direcionar o graduando a traçar caminhos que o leve para fluir de temáticas direcionadas ao ensino de Biologia propriamente dito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "TENDÊNCIAS ATUAIS, ENSINO DE BIOLOGIA, MONOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_55_59_idinscrito_5124_b0109823950aa810bc89c7233276c960.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO BRUNO ARAÚJO QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "MARCELO QUEIROZ" "autor_email" => "bruno.marcelo14@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }