Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 261
PESQUISAS ATUAIS EM ENSINO DE BIOLOGIA: TEMÁTICAS DISCUTIDAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: TENDÊNCIAS ATUAIS, ENSINO DE BIOLOGIA, MONOGRAFIA Comunicação Oral (CO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O foco deste trabalho está direcionado para a importância das pesquisas atuais no ensino de Biologia para o licenciando, pois é extremamente necessária para a formação do mesmo. O presente trabalho tem como objetivo investigar quais temáticas estão sendo diligenciadas atualmente no ensino de Biologia na UFPI/CPCE e direcionar o Licenciando em Ciências Biológicas a usufruir de pesquisas voltadas para o ensino de Biologia. Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva e de natureza qualitativa, oriunda de um levantamento de dados em trabalhos de conclusão de cursos, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Campus Professora Cinobelina Elvas – CPCE, da Universidade Federal do Piauí. Durante esta pesquisa, de um total de 174 trabalhos foram analisados 121 títulos de monografias concluídas do período de 2010 á 2014, e após o levantamento dos dados, utilizou-se análise de conteúdo como método de análise dos mesmos. Nesta etapa, elaboraram-se sete categorias para classificar cada temática pesquisada no curso durante o quinquênio. As referidas áreas temáticas são as seguintes: Temas Transversais, Educação Ambiental, Zoologia, Botânica e Ecologia, Formação de Professores, Modelos Didáticos e Biológicos, Práticas Pedagógicas e Outras Temáticas. Esta pesquisa aponta que as temáticas trabalhadas no curso de Ciências Biológicas precisam ser mais focadas para o ensino de Biologia, uma vez que, a prática de ensino faz parte frequentemente da vida acadêmica como licenciando e profissional quando licenciado. Portanto, esta investigação contribuirá para direcionar o graduando a traçar caminhos que o leve para fluir de temáticas direcionadas ao ensino de Biologia propriamente dito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.