A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS MUSEOGRÁFICOS VOLTADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6861 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 500 "inscrito_id" => 32457 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS MUSEOGRÁFICOS VOLTADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => "RESUMOCom o lixo crescendo constantemente no Brasil, cresce também a preocupação em destiná-lo corretamente. Buscar esta sensibilização é papel do professor e das Instituições que tem um papel social junto à comunidade onde está inserida. O professor em sala de aula poderá contextualizar o problema LIXO e a partir disso fazer com que o aluno pense em soluções para o mesmo. Uma forma, não de resolver, mas de amenizar e ajudar nessa discussão, é a construção de objetos experimentais através de materiais oriundos de lixo. Com a confecção destes aparatos, além do problema ambiental, pode-se relacionar outro também comum e preocupante: A má educação de níveis fundamental e médio do país.Uma observação importante é que a grande maioria das escolas não possui um laboratório de Ciências onde se possa colocar em prática os conceitos dados pelos professores em sala de aula, ou seja, o lúdico e, até mesmo, experimentos simples relacionados à área das Ciências Naturais (Matemática, Física, Química), não fazem parte do cotidiano escolar destas crianças e adolescentes.Para um cidadão agir com criticidade tendo condições de atuar na sociedade em busca de uma melhor qualidade de vida para todos precisa, dentre outras coisas, de acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico de seu tempo. Para isso, faz-se necessário que as universidades, lugares privilegiados de produção de saber, cumpram sua função social de divulgar as descobertas e avanços científicos, já que são também responsáveis pela educação científica da sociedade, que é um direito de todos. A Universidade tem o dever de inserir esses alunos no mais amplo campo de educação. Na ausência de condições (principalmente econômicas) para laboratórios, surge essa proposta: Através de materiais alternativos, construir projetos museográficos – jogos, brinquedos, aparatos experimentais – visando desta forma fortalecer a ação transformadora desta Universidade sobre os problemas sociais, incentivando uma nova metodologia pedagógica para as escolas públicas e estabelecendo uma relação dialógica entre pesquisadores e a comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "APARATOS MATEMÁTICOS, LIXO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_19_51_04_idinscrito_32457_0651550fb6a1b89009f8abce3ca04779.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE GOMES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "PEDRO FERREIRA" "autor_email" => "phgferreira.ufvjm@gmail.c" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL NAGIB MAHMUD NÉDIR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6861 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 500 "inscrito_id" => 32457 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS MUSEOGRÁFICOS VOLTADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => "RESUMOCom o lixo crescendo constantemente no Brasil, cresce também a preocupação em destiná-lo corretamente. Buscar esta sensibilização é papel do professor e das Instituições que tem um papel social junto à comunidade onde está inserida. O professor em sala de aula poderá contextualizar o problema LIXO e a partir disso fazer com que o aluno pense em soluções para o mesmo. Uma forma, não de resolver, mas de amenizar e ajudar nessa discussão, é a construção de objetos experimentais através de materiais oriundos de lixo. Com a confecção destes aparatos, além do problema ambiental, pode-se relacionar outro também comum e preocupante: A má educação de níveis fundamental e médio do país.Uma observação importante é que a grande maioria das escolas não possui um laboratório de Ciências onde se possa colocar em prática os conceitos dados pelos professores em sala de aula, ou seja, o lúdico e, até mesmo, experimentos simples relacionados à área das Ciências Naturais (Matemática, Física, Química), não fazem parte do cotidiano escolar destas crianças e adolescentes.Para um cidadão agir com criticidade tendo condições de atuar na sociedade em busca de uma melhor qualidade de vida para todos precisa, dentre outras coisas, de acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico de seu tempo. Para isso, faz-se necessário que as universidades, lugares privilegiados de produção de saber, cumpram sua função social de divulgar as descobertas e avanços científicos, já que são também responsáveis pela educação científica da sociedade, que é um direito de todos. A Universidade tem o dever de inserir esses alunos no mais amplo campo de educação. Na ausência de condições (principalmente econômicas) para laboratórios, surge essa proposta: Através de materiais alternativos, construir projetos museográficos – jogos, brinquedos, aparatos experimentais – visando desta forma fortalecer a ação transformadora desta Universidade sobre os problemas sociais, incentivando uma nova metodologia pedagógica para as escolas públicas e estabelecendo uma relação dialógica entre pesquisadores e a comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "APARATOS MATEMÁTICOS, LIXO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_19_51_04_idinscrito_32457_0651550fb6a1b89009f8abce3ca04779.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE GOMES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "PEDRO FERREIRA" "autor_email" => "phgferreira.ufvjm@gmail.c" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL NAGIB MAHMUD NÉDIR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }