Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 237
O ENSINO DE PRIMEIRAS LETRAS NO INÍCIO DA REPÚBLICA EM ALAGOAS: VESTÍGIOS DA UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS ESCOLARES (1889–1945)

Palavra-chaves: ENSINO DE PRIMEIRAS LETRAS, MÚSICA, PRÁTICAS EDUCATIVAS Comunicação Oral (CO) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar nossa investigação e reflexão sobre a participação do ensino de música no processo do Ensino de Primeiras Letras no Início da República em Alagoas (1989-1945). Tendo por base documentos oriundos do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, buscamos os vestígios do ensino de música no contexto educacional no Estado, observando qual foi o sentido da música no desenvolvimento das práticas educativas. Utilizando como metodologia uma abordagem qualitativa em busca de analisar e compreender um fato social e seu entorno. Com disso, observamos a prática musical como grande aliada do processo educativo, uma disciplina complexa, desenvolvendo aspectos cognitivos, disciplinador e pátrios.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.