Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA APRENDIZAGEM DE NÚMERO INTEIROS

Palavra-chaves: NÚMEROS INTEIROS, MATERIAL CONCRETO, LÚDICO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7611
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 746
    "inscrito_id" => 3519
    "titulo" => "O JOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA APRENDIZAGEM DE NÚMERO INTEIROS"
    "resumo" => "A matemática é uma Ciência considerada por muitos alunos de difícil compreensão. Partindo deste pressuposto, existe uma necessidade de melhorar o ensino e aprendizagem da matemática para tanto, um excelente recurso são os jogos. Assim, recorremos aos teóricos BRASIL(1998), REGO; REGO(2000), STAREPRAVO(2009), BIGOLOTI(2011) e GODOY; MENEGAZZI(2014), autores que apontam as potencialidades de se utilizar os jogos como recursos no ensino da matemática. Desta forma, este trabalho buscou desenvolver uma abordagem didática em nível de 7° ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Cabaceiras-PB, que possibilitou ao aluno atribuir significado as operações numéricas de maneira lógica e prática com o uso do material concreto. Visto que, depois de trabalhada as operações com números inteiros com o livro didático e a exposição do professor, percebemos que os alunos não internalizaram o conhecimento. Assim, optamos por realizar a construção de um jogo para facilitar a compreensão dos conteúdos estudados. Desta forma, o trabalho foi dividido em dois momentos: primeiro na confecção do kit pedagógico varetas relativas pelo alunos sobre a orientação do professor, e posteriormente, os alunos tiveram a oportunidade de aprender na prática com a manipulação do material concreto. As regras do jogo foram planejadas para os alunos entenderem as operações com números inteiros naturalmente de modo intuitivamente. Portanto, fica evidente, que quando o aluno constrói e manipula o seu próprio material possibilita uma melhor aprendizagem da Matemática, o que configura os jogos como uma excelente alternativa para dá significado as operações com números inteiros e realizadas dentro de contextos de situações problemas onde sejam também significativos ao educando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "NÚMEROS INTEIROS, MATERIAL CONCRETO, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_21_51_56_idinscrito_3519_c7820b70d801a4e2c47967b56cb51cdd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALDO VIEIRA CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "RONALDO VIEIRA"
    "autor_email" => "ronaldovieiracabral@gmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7611
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 746
    "inscrito_id" => 3519
    "titulo" => "O JOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA APRENDIZAGEM DE NÚMERO INTEIROS"
    "resumo" => "A matemática é uma Ciência considerada por muitos alunos de difícil compreensão. Partindo deste pressuposto, existe uma necessidade de melhorar o ensino e aprendizagem da matemática para tanto, um excelente recurso são os jogos. Assim, recorremos aos teóricos BRASIL(1998), REGO; REGO(2000), STAREPRAVO(2009), BIGOLOTI(2011) e GODOY; MENEGAZZI(2014), autores que apontam as potencialidades de se utilizar os jogos como recursos no ensino da matemática. Desta forma, este trabalho buscou desenvolver uma abordagem didática em nível de 7° ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Cabaceiras-PB, que possibilitou ao aluno atribuir significado as operações numéricas de maneira lógica e prática com o uso do material concreto. Visto que, depois de trabalhada as operações com números inteiros com o livro didático e a exposição do professor, percebemos que os alunos não internalizaram o conhecimento. Assim, optamos por realizar a construção de um jogo para facilitar a compreensão dos conteúdos estudados. Desta forma, o trabalho foi dividido em dois momentos: primeiro na confecção do kit pedagógico varetas relativas pelo alunos sobre a orientação do professor, e posteriormente, os alunos tiveram a oportunidade de aprender na prática com a manipulação do material concreto. As regras do jogo foram planejadas para os alunos entenderem as operações com números inteiros naturalmente de modo intuitivamente. Portanto, fica evidente, que quando o aluno constrói e manipula o seu próprio material possibilita uma melhor aprendizagem da Matemática, o que configura os jogos como uma excelente alternativa para dá significado as operações com números inteiros e realizadas dentro de contextos de situações problemas onde sejam também significativos ao educando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "NÚMEROS INTEIROS, MATERIAL CONCRETO, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_21_51_56_idinscrito_3519_c7820b70d801a4e2c47967b56cb51cdd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALDO VIEIRA CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "RONALDO VIEIRA"
    "autor_email" => "ronaldovieiracabral@gmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A matemática é uma Ciência considerada por muitos alunos de difícil compreensão. Partindo deste pressuposto, existe uma necessidade de melhorar o ensino e aprendizagem da matemática para tanto, um excelente recurso são os jogos. Assim, recorremos aos teóricos BRASIL(1998), REGO; REGO(2000), STAREPRAVO(2009), BIGOLOTI(2011) e GODOY; MENEGAZZI(2014), autores que apontam as potencialidades de se utilizar os jogos como recursos no ensino da matemática. Desta forma, este trabalho buscou desenvolver uma abordagem didática em nível de 7° ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Cabaceiras-PB, que possibilitou ao aluno atribuir significado as operações numéricas de maneira lógica e prática com o uso do material concreto. Visto que, depois de trabalhada as operações com números inteiros com o livro didático e a exposição do professor, percebemos que os alunos não internalizaram o conhecimento. Assim, optamos por realizar a construção de um jogo para facilitar a compreensão dos conteúdos estudados. Desta forma, o trabalho foi dividido em dois momentos: primeiro na confecção do kit pedagógico varetas relativas pelo alunos sobre a orientação do professor, e posteriormente, os alunos tiveram a oportunidade de aprender na prática com a manipulação do material concreto. As regras do jogo foram planejadas para os alunos entenderem as operações com números inteiros naturalmente de modo intuitivamente. Portanto, fica evidente, que quando o aluno constrói e manipula o seu próprio material possibilita uma melhor aprendizagem da Matemática, o que configura os jogos como uma excelente alternativa para dá significado as operações com números inteiros e realizadas dentro de contextos de situações problemas onde sejam também significativos ao educando.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.