Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS Nº 10.639/03 E 11.645/08 NO ESPÍRITO SANTO: PROJETOS DE INTERVENÇÃO COMO UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E APLICADA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS, LEIS Nº 10.639/03 E 11.645/08 Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TEXTO ANALISA O CURSO DE EXTENSÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: “FAZER VALER A IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS Nº 10.639/03 E 11.645/08 NO ESPÍRITO SANTO: SUPERANDO O RACISMO INSTITUCIONAL E NA SOCIEDADE”, OFERTADO EM PARCERIA ENTRE OS NÚCLEOS DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DOS CAMPI VITÓRIA E COLATINA DO IFES E O CENTRO DA CULTURA NEGRA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO COMO FERRAMENTA POSSÍVEL PARA CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. O CURSO DE FORMAÇÃO TEVE COMO PÚBLICO-ALVO PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO CAPIXABAS, EM TODAS AS REDES E NÍVEIS DE ENSINO. A METODOLOGIA EMPREGADA NO CURSO FOI A PESQUISA-AÇÃO A PARTIR DA NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR PARA ATENDIMENTO À LEGISLAÇÃO VIGENTE, EM ESPECIAL AS LEIS Nº. 10.639/2003 E 11.645/2008 COM FOCO NA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. O MATERIAL DIDÁTICO FOI PRODUZIDO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE OBRAS DE NILMA LINO GOMES, KABENGELE MUNANGA, ANTÓNIO NÓVOA E ADEMAR HENGEMüHLE. HOUVE PARTICIPANTES DE ONZE MUNICÍPIOS CAPIXABAS, QUE RESULTARAM EM ONZE PROJETOS DE INTERVENÇÃO QUE EFETIVAMENTE CONTRIBUÍRAM PARA A ADAPTAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR EM ATENDIMENTO À DEMANDA LEGAL. DIANTE DA PARTICIPAÇÃO DOS DOCENTES E DOS PRODUTOS ORIUNDOS DO CURSO, CONCLUI-SE QUE ESTE MODELO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUI PARA A APLICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR.

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