Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO À COMUNIDADE: DIFERENTES ABORDAGENS DA PEGADA ECOLÓGICA COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MUSEU DE CIÊNCIAS, SEARA DA CIÊNCIA, CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO, ACESSIBILIDADE Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68282
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 945
    "inscrito_id" => 5864
    "titulo" => "DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO À COMUNIDADE: DIFERENTES ABORDAGENS DA PEGADA ECOLÓGICA COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS"
    "resumo" => "A PEGADA ECOLÓGICA (PE) É UMA FERRAMENTA QUE MEDE O IMPACTO DE ATIVIDADES ANTRÓPICAS NO MEIO AMBIENTE E FUNCIONA COMO INDICADOR DE SUSTENTABILIDADE QUE RELACIONA A DEMANDA DE RECURSOS NATURAIS DO INDIVÍDUO COM A CAPACIDADE DE SUPORTE E REGENERAÇÃO DA TERRA. A PE É AVALIADA ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS INDIVIDUAIS SOBRE HÁBITOS COTIDIANOS. DESSA MANEIRA, ESSE TRABALHO ANALISA A VERSATILIDADE DESTE INSTRUMENTO APÓS TRÊS ADAPTAÇÕES PARA APLICAÇÃO COM ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) EM 2016, 34 DISCENTES DO ENSINO MÉDIO (EM) EM 2019 E PÚBLICO DIVERSO ATÉ OS DIAS ATUAIS. FOI UTILIZADO UM JOGO DE TABULEIRO COM 15 QUESTÕES OBJETIVAS. CADA ALTERNATIVA CONTÉM UM NÚMERO ATRIBUÍDO COMO MECANISMO DE CONTABILIZAÇÃO DA PE. NA SEGUNDA ADAPTAÇÃO, OS NÚMEROS DE CADA ITEM FORAM UTILIZADOS COMO PASSOS DOS PARTICIPANTES, A FIM DE TORNAR O QUESTIONÁRIO MAIS DINÂMICO. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTARAM QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES POSSUEM O ESTILO DE VIDA CONSIDERADO INSUSTENTÁVEL E QUE A PROBLEMATIZAÇÃO FOI EFICAZ AO ESTABELECER UM DEBATE SOBRE PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS. POR FIM, A TERCEIRA ADAPTAÇÃO RESULTOU EM UMA INSTALAÇÃO NO MUSEU CIENTÍFICO SEARA DA CIÊNCIA, EM FORTALEZA- CE, CUJOS VISITANTES TÊM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS E GRAUS DE ESCOLARIDADE. PORTANTO, ADEQUAÇÕES COMO A SIMPLIFICAÇÃO DE CONCEITOS, REDUÇÃO DO NÚMERO DE ITENS E CONSTRUÇÃO DE UM TABULEIRO INTERATIVO E ACESSÍVEL FORAM CONSIDERADAS, A FIM DE COMPROVAR A MUTABILIDADE DE PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, UTILIZANDO DIFERENTES RECURSOS. TAL PROPOSTA VISA REPERCUTIR NA SOCIEDADE FOMENTANDO UMA CONSCIÊNCIA COLETIVA PARA QUE GERAÇÕES FUTURAS SEJAM CAPAZES DE CONHECER O PLANETA COMO CONHECEMOS HOJE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MUSEU DE CIÊNCIAS, SEARA DA CIÊNCIA, CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO, ACESSIBILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID5864_29082020222547.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA PEREIRA BRANDÃO "
    "autor_nome_curto" => "MILENA BRANDÃO "
    "autor_email" => "milenapereirabrandbrand@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68282
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 945
    "inscrito_id" => 5864
    "titulo" => "DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO À COMUNIDADE: DIFERENTES ABORDAGENS DA PEGADA ECOLÓGICA COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS"
    "resumo" => "A PEGADA ECOLÓGICA (PE) É UMA FERRAMENTA QUE MEDE O IMPACTO DE ATIVIDADES ANTRÓPICAS NO MEIO AMBIENTE E FUNCIONA COMO INDICADOR DE SUSTENTABILIDADE QUE RELACIONA A DEMANDA DE RECURSOS NATURAIS DO INDIVÍDUO COM A CAPACIDADE DE SUPORTE E REGENERAÇÃO DA TERRA. A PE É AVALIADA ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS INDIVIDUAIS SOBRE HÁBITOS COTIDIANOS. DESSA MANEIRA, ESSE TRABALHO ANALISA A VERSATILIDADE DESTE INSTRUMENTO APÓS TRÊS ADAPTAÇÕES PARA APLICAÇÃO COM ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) EM 2016, 34 DISCENTES DO ENSINO MÉDIO (EM) EM 2019 E PÚBLICO DIVERSO ATÉ OS DIAS ATUAIS. FOI UTILIZADO UM JOGO DE TABULEIRO COM 15 QUESTÕES OBJETIVAS. CADA ALTERNATIVA CONTÉM UM NÚMERO ATRIBUÍDO COMO MECANISMO DE CONTABILIZAÇÃO DA PE. NA SEGUNDA ADAPTAÇÃO, OS NÚMEROS DE CADA ITEM FORAM UTILIZADOS COMO PASSOS DOS PARTICIPANTES, A FIM DE TORNAR O QUESTIONÁRIO MAIS DINÂMICO. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTARAM QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES POSSUEM O ESTILO DE VIDA CONSIDERADO INSUSTENTÁVEL E QUE A PROBLEMATIZAÇÃO FOI EFICAZ AO ESTABELECER UM DEBATE SOBRE PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS. POR FIM, A TERCEIRA ADAPTAÇÃO RESULTOU EM UMA INSTALAÇÃO NO MUSEU CIENTÍFICO SEARA DA CIÊNCIA, EM FORTALEZA- CE, CUJOS VISITANTES TÊM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS E GRAUS DE ESCOLARIDADE. PORTANTO, ADEQUAÇÕES COMO A SIMPLIFICAÇÃO DE CONCEITOS, REDUÇÃO DO NÚMERO DE ITENS E CONSTRUÇÃO DE UM TABULEIRO INTERATIVO E ACESSÍVEL FORAM CONSIDERADAS, A FIM DE COMPROVAR A MUTABILIDADE DE PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, UTILIZANDO DIFERENTES RECURSOS. TAL PROPOSTA VISA REPERCUTIR NA SOCIEDADE FOMENTANDO UMA CONSCIÊNCIA COLETIVA PARA QUE GERAÇÕES FUTURAS SEJAM CAPAZES DE CONHECER O PLANETA COMO CONHECEMOS HOJE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MUSEU DE CIÊNCIAS, SEARA DA CIÊNCIA, CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO, ACESSIBILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID5864_29082020222547.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA PEREIRA BRANDÃO "
    "autor_nome_curto" => "MILENA BRANDÃO "
    "autor_email" => "milenapereirabrandbrand@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A PEGADA ECOLÓGICA (PE) É UMA FERRAMENTA QUE MEDE O IMPACTO DE ATIVIDADES ANTRÓPICAS NO MEIO AMBIENTE E FUNCIONA COMO INDICADOR DE SUSTENTABILIDADE QUE RELACIONA A DEMANDA DE RECURSOS NATURAIS DO INDIVÍDUO COM A CAPACIDADE DE SUPORTE E REGENERAÇÃO DA TERRA. A PE É AVALIADA ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS INDIVIDUAIS SOBRE HÁBITOS COTIDIANOS. DESSA MANEIRA, ESSE TRABALHO ANALISA A VERSATILIDADE DESTE INSTRUMENTO APÓS TRÊS ADAPTAÇÕES PARA APLICAÇÃO COM ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) EM 2016, 34 DISCENTES DO ENSINO MÉDIO (EM) EM 2019 E PÚBLICO DIVERSO ATÉ OS DIAS ATUAIS. FOI UTILIZADO UM JOGO DE TABULEIRO COM 15 QUESTÕES OBJETIVAS. CADA ALTERNATIVA CONTÉM UM NÚMERO ATRIBUÍDO COMO MECANISMO DE CONTABILIZAÇÃO DA PE. NA SEGUNDA ADAPTAÇÃO, OS NÚMEROS DE CADA ITEM FORAM UTILIZADOS COMO PASSOS DOS PARTICIPANTES, A FIM DE TORNAR O QUESTIONÁRIO MAIS DINÂMICO. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTARAM QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES POSSUEM O ESTILO DE VIDA CONSIDERADO INSUSTENTÁVEL E QUE A PROBLEMATIZAÇÃO FOI EFICAZ AO ESTABELECER UM DEBATE SOBRE PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS. POR FIM, A TERCEIRA ADAPTAÇÃO RESULTOU EM UMA INSTALAÇÃO NO MUSEU CIENTÍFICO SEARA DA CIÊNCIA, EM FORTALEZA- CE, CUJOS VISITANTES TÊM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS E GRAUS DE ESCOLARIDADE. PORTANTO, ADEQUAÇÕES COMO A SIMPLIFICAÇÃO DE CONCEITOS, REDUÇÃO DO NÚMERO DE ITENS E CONSTRUÇÃO DE UM TABULEIRO INTERATIVO E ACESSÍVEL FORAM CONSIDERADAS, A FIM DE COMPROVAR A MUTABILIDADE DE PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, UTILIZANDO DIFERENTES RECURSOS. TAL PROPOSTA VISA REPERCUTIR NA SOCIEDADE FOMENTANDO UMA CONSCIÊNCIA COLETIVA PARA QUE GERAÇÕES FUTURAS SEJAM CAPAZES DE CONHECER O PLANETA COMO CONHECEMOS HOJE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.