ESTE TRABALHO BUSCA REFLETIR SOBRE OS ASPECTOS DA LUDICIDADE E DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, A FORMAÇÃO LÚDICA COMPORTA AS POSSIBILIDADES DE CRIATIVIDADE, NA CAPTAÇÃO DA SENSIBILIDADE E BUSCA DA AFETIVIDADE, PERMITINDO QUE OS EDUCADORES POSSAM TER EXPERIÊNCIAS LÚDICAS E MANIFESTAÇÕES CORPORAIS. A EDUCAÇÃO DEVE BUSCAR A PREPARAÇÃO PELA VIDA, ASSIM A AFETIVIDADE TEM DESTAQUE, POIS A INTERAÇÃO AFETIVA MOLDA A COMPREENSÃO E TRANSFORMAÇÃO DAS PESSOAS. A LUDICIDADE ESTÁ NESTE CONTEXTO PERCEBIDA COMO UMA DEMANDA DO SER HUMANO, EM QUALQUER IDADE. PARA ISSO, ESTE TRABALHO TEVE COMO MÉTODO DE PESQUISA A BIBLIOGRÁFICA, JÁ QUE OS PESQUISADORES SE DEBRÇARAM SOBRE TEÓRICOS QUE ABORDASSEM O TEMA PARA COMPREENDER O PAPEL DA LUDICIDADE PARA O ENSINO APRENDIZAGEM. COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR O PAPEL DA LUDICIDADE E DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. JÁ PARA OS ESPECÍFICOS: ENTENDER COMO PSICOPEDAGOGO PODE CONTRIBUIR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA LUDICIDADE; PESQUISAR TEÓRICOS QUE ABORDASSEM O TEMA; COMPREENDER O PAPEL DA BRINCADEIRA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.