Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS NA CIDADE DO ASSÚ NO PERÍODO IMPERIAL

Palavra-chaves: ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS, CIDADE DO ASSÚ, IMPÉRIO, , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NO PRESENTE ARTIGO ANALISAMOS AS POLÍTICAS DE IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS NA CIDADE DO ASSÚ, INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. OS MODELOS PEDAGÓGICOS EM DESTAQUE REPRESENTAM OS PRIMEIROS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NA CIDADE, QUE FUNCIONARAM DURANTE O IMPÉRIO. COMO FONTES E REFERÊNCIAS, CONSULTAMOS ACERVO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTOS QUE TRATAM DA REFERIDA TEMÁTICA NO ESTADO. AS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS FORAM CRIADAS A PARTIR DA LEI DE 15 DE OUTUBRO DE 1827, INSTITUINDO ESCOLAS DE ENSINO PRIMÁRIO NAS CIDADES, VILAS E POVOADOS DO RECÉM CRIADO IMPÉRIO BRASILEIRO. A IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS NA CIDADE DO ASSÚ OCORREU AINDA QUANDO ERA CHAMADA DE VILA NOVA DA PRINCESA E DESENVOLVIA IMPORTANTES ATIVIDADES ECONÔMICAS NO INTERIOR DO ESTADO. COMO PRINCIPAIS MÉTODOS E CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS DO PERÍODO IMPERIAL, DESTACAMOS O FUNCIONAMENTO NAS RESIDÊNCIAS DOS PRÓPRIOS PROFESSORES OU EM OUTROS LUGARES ADAPTADOS, SENDO OS MESTRES TAMBÉM CONSIDERADOS O CENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO. AS POLÍTICAS APLICADAS NAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS APONTAM DIVERSOS ENTRAVES NA SUA CONSOLIDAÇÃO, SALÁRIOS DE PROFESSORES ESTIPULADOS DE FORMA DISCRIMINATÓRIA E UM PERFIL EXCLUDENTE NO PÚBLICO ATENDIDO. A CRIAÇÃO DESSES MODELOS EDUCACIONAIS TAMBÉM ESTAVA CONDICIONADA À UMA SÉRIE DE FATORES IDEOLÓGICOS E POLÍTICOS, SEGUINDO UM PADRÃO DE APLICAÇÃO OBSERVADO EM DIVERSOS OUTROS PONTOS DO PAÍS.

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