AS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA REALIZADAS EM AMBIENTES NATURAIS TÊM SIDO CONSIDERADAS COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS BASTANTE ADEQUADAS, POR ENVOLVEREM E MOTIVAREM CRIANÇAS E JOVENS NAS ATIVIDADES EDUCATIVAS, CONSTITUINDO ASSIM UM INSTRUMENTO DE SUPERAÇÃO DA FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO. OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS SERÃO OS DA PEQUISA QUALITATIVA E PRÁTICA COM VIVÊNCIAS PEDAGOGICAS E OFICINAS PEDAGOGICAS ENTRE ELAS. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ANTÔNIA RANGEL DE FARIAS (EEEM ANTÔNIA RANGEL), LOCALIZADA NA AV. JÚLIA FREIRE, S/N - TORRE, JOÃO PESSOA – PB COM 50 ALUNOS DA 3 SERIE DO ENSINO MÉDIO. PESQUISAS VOLTADAS PARA ESSAS TEMÁTICAS SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS AUXILIAM NA CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO E INDUZEM O ALUNO A TER UM PENSAMENTO CRÍTICO E CONSCIENTE A RESPEITO DO MEIO AMBIENTE, COMO CUIDAR E COMO PRESERVAR. TODOS OS DIAS AS PESSOAS SÃO ALERTADAS SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE VEM OCORRENDO NOS AMBIENTES NO QUAL SE VIVE, DESDE DESASTRES AMBIENTAIS, DESEQUILÍBRIOS ECOLÓGICOS ATÉ OS GASTOS EXCESSIVOS DE ÁGUA. APÓS ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS, DE ACORDO COM A COLETA DE DADOS UTILIZADA NESTA PESQUISA E COM OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS, FOI NOTÁVEL A MUDANÇA COMPORTAMENTAL NOS ESTUDANTES, ELES COMEÇARAM A TER ATITUDES ECOLOGICAMENTE CORRETAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E PASSARAM A COMPREENDER MAIS SOBRE ALGUNS TEMAS QUE ATÉ ENTÃO ERAM DESCONHECIDOS. CONCLUI-SE, ASSIM, QUE A SENSIBILIZAÇÃO ATRAVÉS DE METODOLOGIAS DE INTERAÇÃO NA ESCOLA, FAZEM COM QUE OS ESTUDANTES POSSAM APLICAR NO SEU COTIDIANO O QUE APRENDERAM E SEREM MULTIPLICADORES NA SUA COMUNIDADE.