NO CONTEXTO DE AVANÇO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS NO CAMPO EDUCACIONAL, O TEXTO SE INSERE NO DEBATE SOBRE A ORIENTAÇÃO TEÓRICO-POLÍTICA DO NEOLIBERALISMO DE TERCEIRA VIA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, O QUAL TEM POR OBJETIVO ANALISAR, A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E POLÍTICOS QUE DÃO BASE ÀS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS (PPP’S) NO CAMPO EDUCACIONAL, AS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS DE MERCADIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO, TOMANDO COMO EXEMPLO OS SERVIÇOS EDUCACIONAIS OFERECIDOS PELOS APOIADORES E MANTENEDORES DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO (MTE). TRATA-SE DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL, REALIZADO A PARTIR DO LEVANTAMENTO EM PLATAFORMAS ON-LINE DOS APOIADORES E MANTENEDORES DO MTE SOBRE OS SERVIÇOS EDUCACIONAIS POR ELES OFERTADOS. PARTINDO DAS DISCUSSÕES A RESPEITO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS DE TERCEIRA VIA QUE TÊM PERMITIDO O AVANÇO DAS PPP’S NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, DISCUTE-SE COMO ESSAS PARCERIAS TÊM REPERCUTIDO NA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO COMO UM BEM PÚBLICO E FUNDAMENTAL AO DESENVOLVIMENTO HUMANO. A PARTIR DA ANÁLISE SOBRE O MTE E O MAPEAMENTO DOS SEUS APOIADORES, MANTENEDORES E DIFERENTES SERVIÇOS OFERTADOS PERCEBE-SE QUE HÁ UMA CONCEPÇÃO MERCADOLÓGICA DA EDUCAÇÃO PRESENTE NOS DOCUMENTOS E SERVIÇOS PRESTADOS PELO MTE QUE SE CONTRAPÕE AO OBJETIVO CENTRAL DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL E SE APROXIMA DE UMA FORMAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA MAIS ALIENADA E QUALIFICADA PARA O MERCADO DE TRABALHO. TAL ENFOQUE LIMITA A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO, O QUE PERMITE QUESTIONAMENTOS SOBRE O MODELO DE EDUCAÇÃO QUE ESTÁ SE CONSOLIDANDO NOS PAÍSES PERIFÉRICOS, PRINCIPALMENTE A PARTIR DESSA NOVA CONFORMAÇÃO DO CAPITAL INTERNACIONAL NO MOVIMENTO DE TERCEIRA VIA.