O ENSINO DE QUÍMICA SEMPRE TEM SUA VISÃO VOLTADA PARA AS FÓRMULAS E CÁLCULOS MATEMÁTICOS,
ONDE AS CONSTRUÇÕES QUE ESTÃO REGISTRADAS NA HISTÓRIA SÃO DEIXADAS DE LADO.ASSIM OS ALUNOS
ACABAM NÃO VENDO A CIÊNCIA COMO FRUTO DE OBSERVAÇÕES, DISCUSSÕES E REFLEXÕES QUE FIZERAM
PARTE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. DEVIDO A IMPORTÂNCIA DE SE ABORDAR HISTÓRIA DA
CIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO UTILIZAR A HISTÓRIA EM QUADRINHO
COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PROMOVER A DISCUSSÃO SOBRE A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA QUÍMICA A PARTIR
DO CONTEXTO DAS DESCOBERTAS E DAS CONTRIBUIÇÕES TRAZIDAS PELOS CIENTISTAS AO LONGO DA HISTÓRIA.
PARA TANTO FOI APLICADA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE
ESTÁ ESTRUTURADA EM TRÊS MOMENTOS, O PRIMEIRO A LEITURA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS “INGREDIENTES
SECRETOS”, O SEGUNDO MOMENTO UM DEBATE COM BASE NO QUE FOI APRESENTADO NA HISTÓRIA E POR FIM
A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. A ANÁLISE DE DADOS FOI ATRAVÉS DA TÉCNICA DA ANÁLISE DE
CONTEÚDO DAS FALAS DOS ALUNOS. OS ALUNOS DEMONSTRARAM, ATRAVÉS DE SUAS FALAS, PERCEBER QUE A
CIÊNCIA É FRUTO DAS VÁRIAS CONTRIBUIÇÕES QUE OS CIENTISTAS TRAZEM AO LONGO DO TEMPO, DAS
OBSERVAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O QUE JÁ FOI DESCOBERTO, MUDANDO ASSIM O SEU OLHAR SOBRE A
CIÊNCIA E A QUÍMICA.