Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA DA QUÍMICA EM QUADRINHOS: UM RECURSO PARA PROMOVER A REFLEXÃO SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA.

Palavra-chaves: HISTÓRIA EM QUADRINHOS, HISTÓRIA DA QUÍMICA, EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA, , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68695
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2004
    "inscrito_id" => 4626
    "titulo" => """
      HISTÓRIA DA QUÍMICA EM QUADRINHOS: UM RECURSO\r\n
      PARA PROMOVER A REFLEXÃO SOBRE A NATUREZA DA\r\n
      CIÊNCIA.
      """
    "resumo" => """
      O ENSINO DE QUÍMICA SEMPRE TEM SUA VISÃO VOLTADA PARA AS FÓRMULAS E CÁLCULOS MATEMÁTICOS,\r\n
      ONDE AS CONSTRUÇÕES QUE ESTÃO REGISTRADAS NA HISTÓRIA SÃO DEIXADAS DE LADO.ASSIM OS ALUNOS\r\n
      ACABAM NÃO VENDO A CIÊNCIA COMO FRUTO DE OBSERVAÇÕES, DISCUSSÕES E REFLEXÕES QUE FIZERAM\r\n
      PARTE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. DEVIDO A IMPORTÂNCIA DE SE ABORDAR HISTÓRIA DA\r\n
      CIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO UTILIZAR A HISTÓRIA EM QUADRINHO\r\n
      COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PROMOVER A DISCUSSÃO SOBRE A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA QUÍMICA A PARTIR\r\n
      DO CONTEXTO DAS DESCOBERTAS E DAS CONTRIBUIÇÕES TRAZIDAS PELOS CIENTISTAS AO LONGO DA HISTÓRIA.\r\n
      PARA TANTO FOI APLICADA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE\r\n
      ESTÁ ESTRUTURADA EM TRÊS MOMENTOS, O PRIMEIRO A LEITURA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS “INGREDIENTES\r\n
      SECRETOS”, O SEGUNDO MOMENTO UM DEBATE COM BASE NO QUE FOI APRESENTADO NA HISTÓRIA E POR FIM\r\n
      A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. A ANÁLISE DE DADOS FOI ATRAVÉS DA TÉCNICA DA ANÁLISE DE\r\n
      CONTEÚDO DAS FALAS DOS ALUNOS. OS ALUNOS DEMONSTRARAM, ATRAVÉS DE SUAS FALAS, PERCEBER QUE A\r\n
      CIÊNCIA É FRUTO DAS VÁRIAS CONTRIBUIÇÕES QUE OS CIENTISTAS TRAZEM AO LONGO DO TEMPO, DAS\r\n
      OBSERVAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O QUE JÁ FOI DESCOBERTO, MUDANDO ASSIM O SEU OLHAR SOBRE A\r\n
      CIÊNCIA E A QUÍMICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS, HISTÓRIA DA QUÍMICA, EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID4626_22092020120455.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VLADIMIR CAVALCANTI DA SILVA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "VLADIMIR C. S. JÚNIOR"
    "autor_email" => "vladimir97junior@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68695
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2004
    "inscrito_id" => 4626
    "titulo" => """
      HISTÓRIA DA QUÍMICA EM QUADRINHOS: UM RECURSO\r\n
      PARA PROMOVER A REFLEXÃO SOBRE A NATUREZA DA\r\n
      CIÊNCIA.
      """
    "resumo" => """
      O ENSINO DE QUÍMICA SEMPRE TEM SUA VISÃO VOLTADA PARA AS FÓRMULAS E CÁLCULOS MATEMÁTICOS,\r\n
      ONDE AS CONSTRUÇÕES QUE ESTÃO REGISTRADAS NA HISTÓRIA SÃO DEIXADAS DE LADO.ASSIM OS ALUNOS\r\n
      ACABAM NÃO VENDO A CIÊNCIA COMO FRUTO DE OBSERVAÇÕES, DISCUSSÕES E REFLEXÕES QUE FIZERAM\r\n
      PARTE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. DEVIDO A IMPORTÂNCIA DE SE ABORDAR HISTÓRIA DA\r\n
      CIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO UTILIZAR A HISTÓRIA EM QUADRINHO\r\n
      COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PROMOVER A DISCUSSÃO SOBRE A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA QUÍMICA A PARTIR\r\n
      DO CONTEXTO DAS DESCOBERTAS E DAS CONTRIBUIÇÕES TRAZIDAS PELOS CIENTISTAS AO LONGO DA HISTÓRIA.\r\n
      PARA TANTO FOI APLICADA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE\r\n
      ESTÁ ESTRUTURADA EM TRÊS MOMENTOS, O PRIMEIRO A LEITURA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS “INGREDIENTES\r\n
      SECRETOS”, O SEGUNDO MOMENTO UM DEBATE COM BASE NO QUE FOI APRESENTADO NA HISTÓRIA E POR FIM\r\n
      A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. A ANÁLISE DE DADOS FOI ATRAVÉS DA TÉCNICA DA ANÁLISE DE\r\n
      CONTEÚDO DAS FALAS DOS ALUNOS. OS ALUNOS DEMONSTRARAM, ATRAVÉS DE SUAS FALAS, PERCEBER QUE A\r\n
      CIÊNCIA É FRUTO DAS VÁRIAS CONTRIBUIÇÕES QUE OS CIENTISTAS TRAZEM AO LONGO DO TEMPO, DAS\r\n
      OBSERVAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O QUE JÁ FOI DESCOBERTO, MUDANDO ASSIM O SEU OLHAR SOBRE A\r\n
      CIÊNCIA E A QUÍMICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS, HISTÓRIA DA QUÍMICA, EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID4626_22092020120455.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VLADIMIR CAVALCANTI DA SILVA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "VLADIMIR C. S. JÚNIOR"
    "autor_email" => "vladimir97junior@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ENSINO DE QUÍMICA SEMPRE TEM SUA VISÃO VOLTADA PARA AS FÓRMULAS E CÁLCULOS MATEMÁTICOS, ONDE AS CONSTRUÇÕES QUE ESTÃO REGISTRADAS NA HISTÓRIA SÃO DEIXADAS DE LADO.ASSIM OS ALUNOS ACABAM NÃO VENDO A CIÊNCIA COMO FRUTO DE OBSERVAÇÕES, DISCUSSÕES E REFLEXÕES QUE FIZERAM PARTE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. DEVIDO A IMPORTÂNCIA DE SE ABORDAR HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO UTILIZAR A HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PROMOVER A DISCUSSÃO SOBRE A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA QUÍMICA A PARTIR DO CONTEXTO DAS DESCOBERTAS E DAS CONTRIBUIÇÕES TRAZIDAS PELOS CIENTISTAS AO LONGO DA HISTÓRIA. PARA TANTO FOI APLICADA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE ESTÁ ESTRUTURADA EM TRÊS MOMENTOS, O PRIMEIRO A LEITURA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS “INGREDIENTES SECRETOS”, O SEGUNDO MOMENTO UM DEBATE COM BASE NO QUE FOI APRESENTADO NA HISTÓRIA E POR FIM A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. A ANÁLISE DE DADOS FOI ATRAVÉS DA TÉCNICA DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS FALAS DOS ALUNOS. OS ALUNOS DEMONSTRARAM, ATRAVÉS DE SUAS FALAS, PERCEBER QUE A CIÊNCIA É FRUTO DAS VÁRIAS CONTRIBUIÇÕES QUE OS CIENTISTAS TRAZEM AO LONGO DO TEMPO, DAS OBSERVAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O QUE JÁ FOI DESCOBERTO, MUDANDO ASSIM O SEU OLHAR SOBRE A CIÊNCIA E A QUÍMICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.