AS CARACTERÍSTICAS PREPONDERANTES DO ENSINO TRADICIONAL CONSISTEM EM ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR DISCIPLINAS E AULAS EXPOSITIVAS ORAIS. TODAVIA, TAIS ESTRATÉGIAS PODEM NÃO PREVALECER MAIS COMO RESPOSTA AS DEMANDAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA POR EXIGIREM TRATAMENTO EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E SE CONTRAPOREM A FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO. AINDA, EXIGEM AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES INALCANÇÁVEIS UNICAMENTE COM EXPOSIÇÃO DE CONTEÚDO. LONGE DE DESEJAR SER A ÚNICA SOLUÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO QUE BUSCA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO, A ABORDAGEM STEAM PROPÕE SER ALTERNATIVA AO ENSINO TRADICIONAL POR MEIO DE UM CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR. NOS ANOS 90, COM O BAIXO DESEMPENHO DE JOVENS NAS CIÊNCIAS E ESCASSEZ DE MÃO-DE-OBRA DEVIDO DESINTERESSE POR CARREIRAS CIENTÍFICAS, IDENTIFICOU-SE NOS ESTADOS UNIDOS A NECESSIDADE DE ADAPTAR OS CURRÍCULOS ESCOLARES E O ENSINO DE CIÊNCIAS ÀS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS QUE MOLDAVAM A REALIDADE, CONSOLIDANDO O STEAM COMO POLÍTICA EDUCACIONAL. QUANTO AO BRASIL, HÁ PROPOSTA DE MODELO CURRICULAR STEAM PARA O NOVO ENSINO MÉDIO E MOVIMENTOS RELACIONADOS A ABORDAGEM EM ESCOLAS QUE BUSCAM A IMPLANTAÇÃO DA ROBÓTICA E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM SEU PROJETO PEDAGÓGICO. A EDUCAÇÃO STEAM CONSIDERA QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS DEVE SER BASEADO EM PROJETOS VOLTADOS PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. LOGO, POR MEIO DE UMA METODOLOGIA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA VOLTADA PARA LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, OBJETIVAMOS APRESENTAR COMO O TERMO ENGENHARIA, SEGUNDO A ABORDAGEM STEAM, PODE SER IMPLEMENTADO NO LÉXICO DOCENTE QUANDO TERMOS COMO CIÊNCIAS, ARTES E MATEMÁTICA E MESMO TECNOLOGIA JÁ ESTÃO CONSOLIDADOS NO CONTEXTO ESCOLAR HÁ MUITO MAIS TEMPO.