NOS DIAS ATUAIS, O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS TEM BUSCADO O ROMPIMENTO COM O ENSINO FRAGMENTADO. COM ESSA NOVA FASE, SURGE A NECESSIDADE DE UM ENSINO QUE PROMOVA A VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS SOCIAIS E CULTURAIS. PARA ISSO, APRESENTAMOS ATRAVÉS DESSE ESTUDO, UMA PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS CONTEXTUALIZADO A PARTIR DE UMA ABORDAGEM ÉTNICO-RACIAL EM OBRAS INFANTIS LITERÁRIAS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RESPONDER À SEGUINTE PERGUNTA: “É POSSÍVEL TRABALHAR AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL DE AUTORIA FEMININA E NEGRA?”. PARA RESPONDÊ-LA BUSCAMOS CONSIDERAR O DIÁLOGO ENTRE A CIÊNCIA E A LITERATURA INFANTIL DE ORIGEM FEMININA E NEGRA, NA TENTATIVA DE CONSTRUIR UMA PROPOSTA COMPROMETIDA COM UMA FORMAÇÃO CIDADÃ JUSTA E IGUALITÁRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO REFERENCIAL TEÓRICO TRAREMOS BELL HOOKS, NILMA LINO GOMES E REGINA ZILBERMAN. PROPOMOS, ENTÃO, A ANÁLISE DE UM LIVRO INFANTIL DE AUTORIA FEMININA E NEGRA, COMO POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO. COMO RESULTADO, ALMEJAMOS ENCONTRAR CAMINHOS PARA TRABALHAR AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DE ENREDOS DE MULHERES NEGRAS NA LITERATURA INFANTIL.