O PRESENTE ARTIGO DISCUTE SOBRE A FUNÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NA ATUAL CONJUNTURA, BUSCANDO REFLETIR O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES DEMOCRÁTICAS NA ESCOLA, COMO TAMBÉM CONTEXTUALIZA DE FORMA CRÍTICA OS PRINCIPAIS PRINCÍPIOS NECESSÁRIOS PARA UMA GESTÃO PARTICIPATIVA. NESTE SENTIDO, A ABORDAGEM CORRESPONDE A UMA REFLEXÃO, RESULTADO DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR COMO CO-RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO EFETIVA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE E AUTÔNOMA MEDIANTE UMA AÇÃO SOCIALIZADORA E PARTICIPATIVA. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO BUSCOU-SE UMA BASE TEÓRICA DE DIFERENTES AUTORES COMO GADOTTI (2001) SILVA (2007), LIBÂNEO (2008) E OUTROS PENSADORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO REFERENTE O ASSUNTO MENCIONADO. PARA TANTO, USOU-SE COMO METODOLOGIA, PESQUISAS AS LEGISLAÇÕES EM VIGOR, COLETAS DE DADOS, COMO TAMBÉM TRABALHOS TEÓRICOS SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A GESTÃO ESCOLAR É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO AUTÔNOMA DE TODOS OS ENVOLVIDOS COM A COMUNIDADE ESCOLAR; CONTRIBUI PARA O FORTALECIMENTO E DIRECIONAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL, A GERIR OS RECURSOS DA ESCOLA COM MAIS EFICÁCIA E PERMITE CONSTRUIR UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DE VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA, BUSCANDO QUALIDADE NO ENSINO E SUCESSO ESCOLAR. PORTANTO, PRESSUPÕE-SE QUE O CONTEXTO APRESENTADO PODERÁ CONTRIBUIR PARA UM PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO COMPETENTE E COMPROMETIDA COM A SOCIEDADE