A MATEMÁTICA É CLASSIFICADA POR MUITOS COMO VILÃ DO MUNDO, PORÉM PROFISSIONAIS DA ÁREA PROCURAM DESMITIFICAR ESSA TEORIA. O PRESENTE ARTIGO ABORDA AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DOS JOGOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DESSA DISCIPLINA E TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR AS INFLUÊNCIA DO USO DOS JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. MOSTRAREMOS JOGOS, SUAS FORMAS E COMO DEVEM SER UTILIZADOS, POIS OS MESMOS PROPORCIONAM DIVERSÃO, ENTRETENIMENTO E ATRAEM ATENÇÃO DO ALUNO E QUANDO TRABALHADOS CORRETAMENTE PRODUZEM UM MAIOR RENDIMENTOS PARA OS ESTUDANTES. CONSIDERANDO QUE OS JOGOS ESTIMULA O RACIOCINO LÓGICO E DESENVOLVE A COMPREENSÃO DOS ALUNOS OS MESMO DEVEM SER INSERIDOS NAS AULAS DE FORMA CLARA E OBJETIVA, HAVENDO TODA UMA PREPARAÇÃO DO DOCENTE. O MESMO PRECISA CONHECER O MATERIAL QUE VAI SER TRABALHADO COM O ALUNO, TRAÇAR OBJETIVOS E METAS A SEREM ALCANÇADOS, PARA QUE NÃO SEJA VISTO APENAS COMO PASSATEMPO OU SIMPLESMENTE UM MOMENTO DE LAZER, E SIM COMO SENDO UM MOMENTO DE APRENDIZADO. A METODOLOGIA UTILIZADA NA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO E BASEOU-SE EM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DOCUMENTAL. NOTAMOS QUE OS JOGOS SE USADOS DA FORMA CORRETA E COM UM INTUITO EDUCATIVO, PODEM SE TORNAR UMA FERRAMENTA IMPORTANTÍSSIMA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, PODEM TORNAR O CONTEÚDO MAIS ATRATIVO E SIMPLES DE SER COMPREENDIDO, DESPERTAR A AUTONOMIA DO ALUNO, BEM COMO MOTIVAR E PROMOVER UMA AULA INOVADORA.