Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS PÚBLICAS COMO FORMA DE MINIMIZAR A DESIGUALDADE DIGITAL EVIDENCIADA PELA PANDEMIA

Palavra-chaves: DIREITO À EDUCAÇÃO, PANDEMIA, ACESSO ÀS TECNOLOGIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de Educação Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RETRATAR E ANALISAR O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA, AO PASSO QUE, ALÉM DO POUCO PREPARO ADMINISTRATIVO E PEDAGÓGICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, AS DESIGUALDADES NO ACESSO A EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS E À INTERNET DE QUALIDADE TÊM IMPEDIDO QUE O ENSINO ON-LINE SEJA OFERTADO DE MANEIRA EQUITATIVA AOS ESTUDANTES. IMPERIOSA, ENTÃO, A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MINIMIZAR TAIS DESIGUALDADES E FIRMAR BASES PARA CONCRETIZAÇÃO DA INCLUSÃO DIGITAL, A FIM DE REFORMULAR O SISTEMA DE ENSINO DAQUI EM DIANTE. FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, INSERIDA NO CAMPO DOS ESTUDOS QUALITATIVOS. COMO RESULTADO DA ANÁLISE DOS DADOS COLHIDOS EM PESQUISAS REALIZADAS PELO CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC) VERIFICOUSE QUE EXISTE UMA GRANDE DESIGUALDADE NO ACESSO A COMPUTADORES E À INTERNET DE QUALIDADE ENTRE AS CLASSES SOCIAIS, O QUE PREJUDICA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS CLASSES MENOS FAVORECIDAS, PRINCIPALMENTE DURANTE A PANDEMIA, EM QUE ESSA SE TORNOU A FORMA EXCLUSIVA DE ENSINO NA MAIOR PARTE DAS INSTITUIÇÕES QUE OPTARAM EM DAR CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES. NESSE CENÁRIO, ALGUMAS UNIVERSIDADES DESENVOLVERAM PROJETOS COMO FORMA DE UNIVERSALIZAR O APRENDIZADO, SUBSIDIANDO A AQUISIÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA, SERVINDO COMO MODELO A SER SEGUIDO POR TODO O SISTEMA DE ENSINO.

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