ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RETRATAR E ANALISAR O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA,
AO PASSO QUE, ALÉM DO POUCO PREPARO ADMINISTRATIVO E PEDAGÓGICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, AS
DESIGUALDADES NO ACESSO A EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS E À INTERNET DE QUALIDADE TÊM IMPEDIDO
QUE O ENSINO ON-LINE SEJA OFERTADO DE MANEIRA EQUITATIVA AOS ESTUDANTES. IMPERIOSA, ENTÃO, A
FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MINIMIZAR TAIS DESIGUALDADES E FIRMAR BASES PARA
CONCRETIZAÇÃO DA INCLUSÃO DIGITAL, A FIM DE REFORMULAR O SISTEMA DE ENSINO DAQUI EM DIANTE. FOI
UTILIZADA A METODOLOGIA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, INSERIDA NO CAMPO DOS ESTUDOS
QUALITATIVOS. COMO RESULTADO DA ANÁLISE DOS DADOS COLHIDOS EM PESQUISAS REALIZADAS PELO CENTRO
REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC) VERIFICOUSE
QUE EXISTE UMA GRANDE DESIGUALDADE NO ACESSO A COMPUTADORES E À INTERNET DE QUALIDADE ENTRE
AS CLASSES SOCIAIS, O QUE PREJUDICA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS CLASSES MENOS FAVORECIDAS,
PRINCIPALMENTE DURANTE A PANDEMIA, EM QUE ESSA SE TORNOU A FORMA EXCLUSIVA DE ENSINO NA MAIOR
PARTE DAS INSTITUIÇÕES QUE OPTARAM EM DAR CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES. NESSE CENÁRIO, ALGUMAS
UNIVERSIDADES DESENVOLVERAM PROJETOS COMO FORMA DE UNIVERSALIZAR O APRENDIZADO, SUBSIDIANDO
A AQUISIÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA,
SERVINDO COMO MODELO A SER SEGUIDO POR TODO O SISTEMA DE ENSINO.