ESTE ARTIGO É UM REFLEXO DE UMA EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA EM MEIO À REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE, DESENVOLVIDA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE, DEMANDO PELO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CAMPUS PAU DOS FERROS. APRESENTA UMA PROPOSTA DIDÁTICA REFERENTE AO ASSUNTO FUNÇÃO ORGÂNICA (ÉTER E ÁLCOOL), APLICADA EM UMA TURMA DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR LICURGO NUNES (EEDLN) MARCELINO VIEIRA/RN, DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE UM PLANEJAMENTO DIDÁTICO COM BASE NA CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA DROGAS AO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. DEVIDO A TEMÁTICA DROGAS ESTÁ CONSIDERAVELMENTE PRESENTE NA SOCIEDADE, PERCEBE-SE QUE ALIADA ADEQUADAMENTE À EDUCAÇÃO PODE SER UM INSTRUMENTO METODOLÓGICO CONTRIBUINTE PARA ORIENTAR OS EDUCANDOS A RESPEITO DOS MALEFÍCIOS QUE SUA UTILIZAÇÃO PODE CAUSAR AOS USUÁRIOS, BEM COMO, PARA ESTIMULAR O INTERESSE DOS DISSENTES TORNANDO OS CONTEÚDOS MAIS SATISFATÓRIOS PARA TODOS OS ENVOLVIDOS NA AULA. DESSE MODO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO BASEOU-SE EM CONTEXTUALIZAR O TEMA DROGAS AOS CONTEÚDOS MENCIONADOS, VISANDO CORRELACIONAR ESSES ASSUNTOS AO COTIDIANO DO ALUNO. ASSIM, ALÉM DE CONTEXTUALIZAR A REFERIDA TEMÁTICA TAMBÉM ENCAMINHOU-SE AOS DISCENTES A PRODUÇÃO E POSTERIOR DEFESA DE CARTAZES CONCERNENTES AO TEMA, TANTO COMO FORMA DE CONTEXTUALIZAR E AVALIAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DESSA ÁREA, QUANTO ESTIMULAR O APRENDIZADO DOS DISCENTES. CONFORME A PARTICIPAÇÃO E AS PRODUÇÕES APRESENTADAS CONSTATOU-SE O SIGNIFICATIVO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS, DEMONSTRANDO ASSIM QUE A CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA DROGAS AO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA E SIGNIFICATIVA.