ESTA COMUNICAÇÃO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO TEM DIRECIONADO
A EDUCAÇÃO INFANTIL E DEMONSTRAR QUE A CRISE QUE AS ESCOLAS PÚBLICAS VIVENCIAM ESTÃO DIRETAMENTE
LIGADAS A NECESSIDADE DE MÃO DE OBRA DA CLASSE DOS EMPREGADORES. TENDO EM VISTA QUE A ALIENAÇÃO É O
DESCONHECIMENTO CRÍTICO DE SUA PRÓPRIA REALIDADE ENFATIZAMOS QUE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
DOCENTES DEVEM ESTAR LIGADAS A REALIDADE DO ALUNO, DESDE OS ANOS INICIAS DA EDUCAÇÃO SE QUISERMOS
FORMAR PESSOAS REALMENTE CONSCIENTES E CRÍTICAS. POR ISSO QUE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS
EDUCATIVAS DEVEM ESTAR LIGADAS AO SEU COTIDIANO, SE NÃO O ENSINO DE MODO GERAL SE TORNA ALIENADO DO
PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS. COMO A FORMAÇÃO DO CIDADÃO COMEÇA NA MAIS TENRA IDADE SE FAZ
NECESSÁRIO PENSAR A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DESTE PARÂMETRO. QUANDO SE PRETENDE FAZER UMA
MODIFICAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA, ESSA MUDANÇA TEM QUE SER FEITA O MAIS CEDO POSSÍVEL NA VIDA DO
ESTUDANTE, DESDE OS ANOS INICIAIS. SABEMOS DA DIFICULDADE DE MUDANÇA DESTA INICIAÇÃO DA EDUCAÇÃO,
POIS ESSA MUDANÇA PASSA POR UMA MUDANÇA DE NÓS MESMOS. MUDANÇA DE TODO UM IMPRINTING, CONCEITO
DE GUATTARI QUE DÁ ORIGEM A UMA ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA. OU SEJA, O IMPRINTING SERIA UMA FORMA DE SE
AFASTAR DESTE MODELO EM VOGA. MODELO QUE MUITAS VEZES NOS AFASTA DE QUEM SOMOS, DE NOSSAS
VIVÊNCIAS E DE NOSSOS PRÓPRIOS VALORES.