NA TENTATIVA DE REFLETIR E INTERVIR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA EMERGE AS REFLEXÕES PRESENTES NESSE ESCRITO SOBRE AS DINÂMICAS NA SALA DE AULA NO SÉCULO XXI COM UM OLHAR VOLTADO PARA OS AVANÇOS TÉCNICOS E DESAFIOS ESCOLARES PERANTE UMA SOCIEDADE QUE SE BASEIA EM UM MODELO DE CONSUMISMO VORAZ, NA QUAL AS RELAÇÕES PESSOAIS SÃO CARACTERIZADAS POR SEREM EFÊMERAS E IMEDIATISTAS. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS. PARA ALCANÇAR TAIS OBJETIVOS OPTOU-SE POR UMA PESQUISA DE NATUREZA COLABORATIVA. ENTENDE-SE ESSE TIPO DE PESQUISA COMO UMA FORMA ESSENCIAL PARA UMA MAIOR APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CAMPO EDUCACIONAL, ALÉM DE POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS E CONHECIMENTOS VALIDOS PARA UMA MAIOR ÊNFASE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS. VERIFICOU-SE UM MAIOR INTERESSE POR PARTE DOS ESTUDANTES AO ENTENDEREM QUE O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO PODE SER MAIS ATRATIVO DO QUE É APRESENTADO NO MODELO TRADICIONAL, FOI CONSTRUÍDA A POSSIBILIDADE DE VISUALIZAR AS DINÂMICAS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO POR MEIO DA TELA DOS SEUS CELULARES O QUE ACABOU DESPERTANDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA DURANTE E APÓS A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. PORTANTO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA O PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE O ENSINO PARA O PROFESSOR, VERIFICA-SE QUE A PARTIR DESSAS REFLEXÕES E PREOCUPAÇÕES VOLTADAS PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA QUE É POSSÍVEL CONSTRUIR PRÁTICAS DE ENSINO COM MAIORES POTENCIALIDADES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO DOS JOVENS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.