Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOTECNOLOGIAS X ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM A UTILIZAÇÃO DE SMARTPHONES NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, GEOTECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68674
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1048
    "inscrito_id" => 5205
    "titulo" => "GEOTECNOLOGIAS X ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM A UTILIZAÇÃO DE SMARTPHONES NAS AULAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "NA TENTATIVA DE REFLETIR E INTERVIR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA EMERGE AS REFLEXÕES PRESENTES NESSE ESCRITO SOBRE AS DINÂMICAS NA SALA DE AULA NO SÉCULO XXI COM UM OLHAR VOLTADO PARA OS AVANÇOS TÉCNICOS E DESAFIOS ESCOLARES PERANTE UMA SOCIEDADE QUE SE BASEIA EM UM MODELO DE CONSUMISMO VORAZ, NA QUAL AS RELAÇÕES PESSOAIS SÃO CARACTERIZADAS POR SEREM EFÊMERAS E IMEDIATISTAS. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS. PARA ALCANÇAR TAIS OBJETIVOS OPTOU-SE POR UMA PESQUISA DE NATUREZA COLABORATIVA. ENTENDE-SE ESSE TIPO DE PESQUISA COMO UMA FORMA ESSENCIAL PARA UMA MAIOR APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CAMPO EDUCACIONAL, ALÉM DE POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS E CONHECIMENTOS VALIDOS PARA UMA MAIOR ÊNFASE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS. VERIFICOU-SE UM MAIOR INTERESSE POR PARTE DOS ESTUDANTES AO ENTENDEREM QUE O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO PODE SER MAIS ATRATIVO DO QUE É APRESENTADO NO MODELO TRADICIONAL, FOI CONSTRUÍDA A POSSIBILIDADE DE VISUALIZAR AS DINÂMICAS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO POR MEIO DA TELA DOS SEUS CELULARES O QUE ACABOU DESPERTANDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA DURANTE E APÓS A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA.  PORTANTO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA O PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE O ENSINO PARA O PROFESSOR, VERIFICA-SE QUE A PARTIR DESSAS REFLEXÕES E PREOCUPAÇÕES VOLTADAS PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA QUE É POSSÍVEL CONSTRUIR PRÁTICAS DE ENSINO COM MAIORES POTENCIALIDADES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO DOS JOVENS DA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, GEOTECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID5205_31082020105734.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAGNER CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "CABRAL"
    "autor_email" => "wagnercds123@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68674
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1048
    "inscrito_id" => 5205
    "titulo" => "GEOTECNOLOGIAS X ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM A UTILIZAÇÃO DE SMARTPHONES NAS AULAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "NA TENTATIVA DE REFLETIR E INTERVIR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA EMERGE AS REFLEXÕES PRESENTES NESSE ESCRITO SOBRE AS DINÂMICAS NA SALA DE AULA NO SÉCULO XXI COM UM OLHAR VOLTADO PARA OS AVANÇOS TÉCNICOS E DESAFIOS ESCOLARES PERANTE UMA SOCIEDADE QUE SE BASEIA EM UM MODELO DE CONSUMISMO VORAZ, NA QUAL AS RELAÇÕES PESSOAIS SÃO CARACTERIZADAS POR SEREM EFÊMERAS E IMEDIATISTAS. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS. PARA ALCANÇAR TAIS OBJETIVOS OPTOU-SE POR UMA PESQUISA DE NATUREZA COLABORATIVA. ENTENDE-SE ESSE TIPO DE PESQUISA COMO UMA FORMA ESSENCIAL PARA UMA MAIOR APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CAMPO EDUCACIONAL, ALÉM DE POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS E CONHECIMENTOS VALIDOS PARA UMA MAIOR ÊNFASE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS. VERIFICOU-SE UM MAIOR INTERESSE POR PARTE DOS ESTUDANTES AO ENTENDEREM QUE O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO PODE SER MAIS ATRATIVO DO QUE É APRESENTADO NO MODELO TRADICIONAL, FOI CONSTRUÍDA A POSSIBILIDADE DE VISUALIZAR AS DINÂMICAS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO POR MEIO DA TELA DOS SEUS CELULARES O QUE ACABOU DESPERTANDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA DURANTE E APÓS A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA.  PORTANTO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA O PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE O ENSINO PARA O PROFESSOR, VERIFICA-SE QUE A PARTIR DESSAS REFLEXÕES E PREOCUPAÇÕES VOLTADAS PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA QUE É POSSÍVEL CONSTRUIR PRÁTICAS DE ENSINO COM MAIORES POTENCIALIDADES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO DOS JOVENS DA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, GEOTECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID5205_31082020105734.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAGNER CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "CABRAL"
    "autor_email" => "wagnercds123@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NA TENTATIVA DE REFLETIR E INTERVIR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA EMERGE AS REFLEXÕES PRESENTES NESSE ESCRITO SOBRE AS DINÂMICAS NA SALA DE AULA NO SÉCULO XXI COM UM OLHAR VOLTADO PARA OS AVANÇOS TÉCNICOS E DESAFIOS ESCOLARES PERANTE UMA SOCIEDADE QUE SE BASEIA EM UM MODELO DE CONSUMISMO VORAZ, NA QUAL AS RELAÇÕES PESSOAIS SÃO CARACTERIZADAS POR SEREM EFÊMERAS E IMEDIATISTAS. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS. PARA ALCANÇAR TAIS OBJETIVOS OPTOU-SE POR UMA PESQUISA DE NATUREZA COLABORATIVA. ENTENDE-SE ESSE TIPO DE PESQUISA COMO UMA FORMA ESSENCIAL PARA UMA MAIOR APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CAMPO EDUCACIONAL, ALÉM DE POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS E CONHECIMENTOS VALIDOS PARA UMA MAIOR ÊNFASE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS. VERIFICOU-SE UM MAIOR INTERESSE POR PARTE DOS ESTUDANTES AO ENTENDEREM QUE O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO PODE SER MAIS ATRATIVO DO QUE É APRESENTADO NO MODELO TRADICIONAL, FOI CONSTRUÍDA A POSSIBILIDADE DE VISUALIZAR AS DINÂMICAS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO POR MEIO DA TELA DOS SEUS CELULARES O QUE ACABOU DESPERTANDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA DURANTE E APÓS A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. PORTANTO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA O PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE O ENSINO PARA O PROFESSOR, VERIFICA-SE QUE A PARTIR DESSAS REFLEXÕES E PREOCUPAÇÕES VOLTADAS PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA QUE É POSSÍVEL CONSTRUIR PRÁTICAS DE ENSINO COM MAIORES POTENCIALIDADES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO DOS JOVENS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.