O PRESENTE TRABALHO BUSCA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO RECURSO POÉTICO NO ENSINO, EVIDENCIADO A NECESSIDADE DA EXISTÊNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS E PRÁTICA QUE TENHAM ALICERÇADAS EM SEU ÂMAGO A VALORIZAÇÃO CULTURAL REGIONAL. ALÉM DISSO, DISCUTIMOS A IMPORTÂNCIA DA LEITURA COMO RECURSO INDISPENSÁVEL DA VIDA ESCOLAR DO ESTUDANTE, LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO NESSA ABORDAGEM, PRINCIPALMENTE OS ÍNDICES DE LEITURA DO BRASIL EM RELAÇÃO AOS OUTROS PAÍSES, COMO POR EXEMPLO, A ALEMANHA. NA TENTATIVA DE REDUZIR ESSE NÚMERO, PROPOMOS INSERIR A ESCRITA POÉTICA NA ESCOLA, COMO METODOLOGIA TRANSVERSAL E INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. A METODOLOGIA DESTE TRABALHO ACADÊMICO ESTEVE ALICERÇADA EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE ORDENAMENTO QUALITATIVO E EXPLORATÓRIO. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM QUE A POESIA É UM IMPORTANTE RECURSO DIDÁTICO, TENDO AINDA POUCA VISIBILIDADE NO AMBIENTE DA DOCÊNCIA.