TENDO EM VISTA QUE ATUALMENTE VIVEMOS EM UM MUNDO QUE NECESSITA DE UMA ATENÇÃO MAIOR PARA O MEIO AMBIENTE, REALIZAMOS ESSE TRABALHO COM O INTUITO DE INCENTIVAR OS ALUNOS DE UMA ESCOLA PARTICULAR PARA O PLANTIO E ALERTAR PARA COM OS CUIDADOS DO MEIO AMBIENTE, REFORÇANDO A IMPORTÂNCIA E ZELO QUE DEVEMOS TER COM O LUGAR QUE HABITAMOS. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESSA PRODUÇÃO É DESTACAR O QUANTO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE FORMA CONTEXTUALIZADAS SOBRE O MEIO AMBIENTE PODEM INCENTIVAR AS CRIANÇAS A COMPREENDER COMO SE DÁ A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DO HOMEM NO MEIO. BUSCAMOS ATRAVÉS DE PESQUISAS QUALITATIVAS E RELATO DE EXPERIÊNCIA, MEIOS PARA QUE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PRATICASSEM O PLANTIO E SE APROFUNDASSEM MELHOR SOBRE ESSES TAIS ASSUNTOS, CONSCIENTIZANDO E CUIDANDO NA PRÁTICA. NESTE TRABALHO REALIZADO, ADOTAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO: OLIVEIRA (2013), NEVES (2013), CARVALHO (2009), ENTRE OUTROS AUTORES. DESSA FORMA, OBTIVEMOS GRANDES RESULTADOS NA CONSCIENTIZAÇÃO E NA PRÁTICA COTIDIANA, OBSERVANDO E AJUDANDO NO DESENVOLVER DO ALUNO. FICOU EVIDENCIADO QUE QUANTO MAIS O PROFESSOR ENVOLVER A CRIANÇA NA APRENDIZAGEM CONCRETA E LÚDICA, MAS FÁCIL SERÁ DE AMPLIAR SUA COMPREENSÃO E COLOCAR EM PRÁTICA O QUE FOR APRENDIDO RESSALTANDO, AINDA, QUE É NA INFÂNCIA QUE SOLIDIFICA ALGUMAS COMPREENSÕES DE MUNDO SENDO UMA IMPORTANTE FASE, PORTANTO, SE ENXERGAR A SI E AO PRÓXIMO ENQUANTO SUJEITO QUE PODE INTERFERIR NO MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DAS ATITUDES APLICADAS NOS DIVERSOS CONTEXTOS.
PALAVRAS-CHAVE:PLANTIO, APRENDIZADO, CONSCIENTIZAÇÃO, LÚDICO.