ESTE ARTIGO APRESENTA UMA REFLEXÃO SOBRE MINHA CONSTITUIÇÃO COMO PROFESSORA-PESQUISADORA ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O OBJETIVO DO TEXTO É EVIDENCIAR A PRÁTICA DOCENTE ATRELADA À PESQUISA DENTRO DA ESCOLA, OU SEJA, MOSTRAR COMO DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA TEMOS PROFISSIONAIS QUE REFLETEM E MODIFICAM A SUA PRÁTICA POR MEIO DA PESQUISA. A METODOLOGIA ESCOLHIDA É EVIDENCIADA DE DUAS FORMAS: PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PELA PESQUISA AUTOBIOGRÁFICA. A PRIMEIRA ABORDAGEM METODOLÓGICA CONSISTE NA REFLEXÃO E ANÁLISE A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO BASEADO NOS ESTÁGIOS DA VIDA PROFISSIONAL E NOS SABERES DAS PROFESSORAS, CONSTRUÍDOS EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA, NO COTIDIANO ESCOLAR E A PARTIR DA PESQUISA, COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. A SEGUNDA ABORDAGEM PAUTA-SE NA CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA E SUA ANÁLISE. APÓS O DIÁLOGO COM AUTORES QUE FOCALIZAM A TEMÁTICA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE PROFESSORA-PESQUISADORA E ANALISAR A NARRATIVA DOCENTE, ENTENDE-SE QUE AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE REFLETEM SOBRE SUA PRÁTICA E A PROBLEMATIZAM, SÃO PESQUISADORAS, AINDA QUE NÃO ESTEJAM VINCULADAS A CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E QUE NÃO SOCIALIZEM OS ACHADOS DE SEU TRABALHO NA ESCOLA.