MULHER NEGRA E PROFISSÃO: UMA ANÁLISE DO LUGAR DA MULHER NEGRA DENTRO DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68901 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 2204 "titulo" => "MULHER NEGRA E PROFISSÃO: UMA ANÁLISE DO LUGAR DA MULHER NEGRA DENTRO DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA DADOS DE UMA PESQUISA QUE TEVE POR FINALIDADE ANALISAR A PRESENÇA DA MULHER NEGRA EM LIVROS DIDÁTICOS DO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, REFERENTES AO PNLD 2019-2022. A MOTIVAÇÃO MAIOR FOI INVESTIGAR DE QUE MODO A MULHER NEGRA VEM SENDO REPRESENTADA NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS E, EM QUE QUANTITATIVO, REALIZANDO UM COMPARATIVO ENTRE O NÚMERO DE IMAGENS DE MULHERES NEGRAS, BRANCAS E PARDAS. PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO BASEOU-SE NA PESQUISA DE CUNHO QUALI-QUANTITATIVO, COM USO DE ANÁLISE DOCUMENTAL E NA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2011) E CATEGORIZAÇÃO DOS DADOS OBTIDOS, ASSIM COMO OS ESTUDOS DE AUMONT (1993) AO TRATAR DA IMAGEM, CHARTIER (1990) E BITTENCOURT (2004) ABORDANDO O LIVRO DIDÁTICO E A HIPÓTESE INICIAL FICOU EM TORNO DA PROSPECÇÃO DA MULHER NEGRA COM NOVOS REFERENCIAIS IMAGÉTICOS NO QUE SE REFERE AO LUGAR E ESPAÇO DADO A ELA NO QUE SE REFERE ÀS PROFISSÕES NO LIVRO DIDÁTICO. COMO RESULTADO PÔDE-SE AVERIGUAR QUE A MUDANÇA IMPLICADA PELAS LEIS E DECRETOS SOBRE A VALORIZAÇÃO DO POVO NEGRO ATRAVÉS DO ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS, ESTÁ LONGE DE SE CONCRETIZAR E DISTANCIA-SE DE MODO DESCOMUNAL QUANTO AO LUGAR DISPONIBILIZADO À MULHER NEGRA E SUA VISIBILIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, HISTÓRIA, MULHER NEGRA, IMAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL I" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA6_ID2204_16072020202943.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSINEIDE BRAZILINO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ROSINEIDE ANDRADE" "autor_email" => "rosinha1a@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ALPHA" "autor_imagem" => "5efb14d2afa2f_30062020_073250.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68901 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 2204 "titulo" => "MULHER NEGRA E PROFISSÃO: UMA ANÁLISE DO LUGAR DA MULHER NEGRA DENTRO DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA DADOS DE UMA PESQUISA QUE TEVE POR FINALIDADE ANALISAR A PRESENÇA DA MULHER NEGRA EM LIVROS DIDÁTICOS DO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, REFERENTES AO PNLD 2019-2022. A MOTIVAÇÃO MAIOR FOI INVESTIGAR DE QUE MODO A MULHER NEGRA VEM SENDO REPRESENTADA NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS E, EM QUE QUANTITATIVO, REALIZANDO UM COMPARATIVO ENTRE O NÚMERO DE IMAGENS DE MULHERES NEGRAS, BRANCAS E PARDAS. PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO BASEOU-SE NA PESQUISA DE CUNHO QUALI-QUANTITATIVO, COM USO DE ANÁLISE DOCUMENTAL E NA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2011) E CATEGORIZAÇÃO DOS DADOS OBTIDOS, ASSIM COMO OS ESTUDOS DE AUMONT (1993) AO TRATAR DA IMAGEM, CHARTIER (1990) E BITTENCOURT (2004) ABORDANDO O LIVRO DIDÁTICO E A HIPÓTESE INICIAL FICOU EM TORNO DA PROSPECÇÃO DA MULHER NEGRA COM NOVOS REFERENCIAIS IMAGÉTICOS NO QUE SE REFERE AO LUGAR E ESPAÇO DADO A ELA NO QUE SE REFERE ÀS PROFISSÕES NO LIVRO DIDÁTICO. COMO RESULTADO PÔDE-SE AVERIGUAR QUE A MUDANÇA IMPLICADA PELAS LEIS E DECRETOS SOBRE A VALORIZAÇÃO DO POVO NEGRO ATRAVÉS DO ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS, ESTÁ LONGE DE SE CONCRETIZAR E DISTANCIA-SE DE MODO DESCOMUNAL QUANTO AO LUGAR DISPONIBILIZADO À MULHER NEGRA E SUA VISIBILIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, HISTÓRIA, MULHER NEGRA, IMAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL I" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA6_ID2204_16072020202943.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSINEIDE BRAZILINO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ROSINEIDE ANDRADE" "autor_email" => "rosinha1a@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ALPHA" "autor_imagem" => "5efb14d2afa2f_30062020_073250.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }