Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DO GÊNERO CARTA DE RECLAMAÇÃO NOS ANOS INICIAIS UMA PROPOSTA DE PESQUISA-AÇÃO

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, CARTA DE RECLAMAÇÃO, ANOS INICIAIS, PESQUISA-AÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A APROPRIAÇÃO DO GÊNERO CARTA DE RECLAMAÇÃO POR ALUNOS DO 5º ANO A PARTIR DE UMA PESQUISA-AÇÃO. PARA ISSO, NOS APOIAMOS NA CONCEPÇÃO DE GÊNERO TEXTUAL COMO INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO QUE ESTÁ ENTRE O SUJEITO QUE EMITE O ENUNCIADO E O QUE O RECEBE (SCHNEUWLY, 2004), MOSTRANDO, ASSIM, QUE TODA FORMA DE COMUNICAÇÃO, SEJA ELA ORAL OU ESCRITA, OCORRE POR MEIO DE UM GÊNERO (MARCUSCHI, 2003). A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA-AÇÃO (DIONNE, 2007), ATRAVÉS DA QUAL TRABALHAMOS EM PARCEIRA COM UMA PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE GARANHUNS-PE PARA ELABORAR E EXECUTAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO AS ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NA SUA TURMA DO 5° ANO. OS RESULTADOS REVELARAM QUE OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS SÃO CAPAZES DE SE APROPRIAR E PRODUZIR GÊNEROS SECUNDÁRIOS COMO A CARTA DE RECLAMAÇÃO, DESDE QUE SEJAM SUBMETIDOS A UM ENSINO SISTEMÁTICO, E AOS POUCOS, DE SUAS CARACTERÍSTICAS, QUE TENHAM ACESSO A BONS EXEMPLARES QUE LHES SIRVAM DE MODELOS E QUE TENHAM UMA MEDIAÇÃO ADEQUADA.

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