O ENSINO MÉDIO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE
FUTUROS PROFESSORES: “ENEM” COMO ELEMENTO DO
SISTEMA PERIFÉRICO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69013 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2602 "inscrito_id" => 2083 "titulo" => """ O ENSINO MÉDIO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE\r\n FUTUROS PROFESSORES: “ENEM” COMO ELEMENTO DO\r\n SISTEMA PERIFÉRICO """ "resumo" => """ O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO NO BRASIL. ESSA REFORMA PROVOCARÁ MUDANÇAS NO\r\n EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). NESTE ARTIGO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIOR,\r\n ANALISAMOS O “ENEM” COMO ELEMENTO PERIFÉRICO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO\r\n CONSTRUÍDAS POR FUTUROS PROFESSORES. TOMAMOS COMO REFERENCIAL DE BASE A ABORDAGEM ESTRUTURAL\r\n DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ELABORADA POR JEAN-CLAUDE ABRIC. PARA ESSA ABORDAGEM, O CONTEÚDO\r\n DAS REPRESENTAÇÕES SE ESTRUTURA INTERNAMENTE EM UM SISTEMA CENTRAL E UM PERIFÉRICO. A PESQUISA,\r\n DE NATUREZA QUALITATIVA, FOI DESENVOLVIDA EM DUAS ETAPAS. O CAMPO EMPÍRICO FOI O IFPE – CAMPUS\r\n PESQUEIRA. NA PRIMEIRA ETAPA, UTILIZAMOS, COMO INSTRUMENTO DE COLETA, A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO\r\n LIVRE DE PALAVRAS E TIVEMOS COMO PARTICIPANTES 200 LICENCIANDOS/AS, SENDO 100 DA FÍSICA E 100\r\n DA MATEMÁTICA. ANALISAMOS O MATERIAL RECOLHIDO COM O APOIO DA PLATAFORMA DIGITAL OPENEVOC.\r\n PARA A SEGUNDA ETAPA, SELECIONAMOS UM SUBGRUPO DE 40 PARTICIPANTES - 20 LICENCIANDOS/AS EM\r\n FÍSICA E 20 EM MATEMÁTICA - PARA RESPONDEREM UM TESTE DO NÚCLEO CENTRAL. PARA A ANÁLISE,\r\n TIVEMOS O APOIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. NOSSAS ANÁLISES APONTARAM QUE AS\r\n REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS PELO GRUPO DE LICENCIANDOS/AS ESTÃO SOFRENDO\r\n UMA TRANSFORMAÇÃO PROGRESSIVA. O ELEMENTO “ENEM” CONSTITUI A PRIMEIRA PERIFERIA DAS\r\n REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS PELO GRUPO. A ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO\r\n PODERÁ CONTRIBUIR PARA O AVANÇO DESSA TRANSFORMAÇÃO, CASO NÃO OCORRAM INTERVENÇÕES QUE\r\n SOLIDIFIQUEM O ENSINO MÉDIO COMO UMA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA\r\n DA CONTINUIDADE DA PESQUISA PARA APROFUNDAR ESSES ACHADOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ENEM, LICENCIANDOS/AS, PERIFÉRICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2083_01102020193749.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA FERREIRA" "autor_email" => "giovannaf.s00@hotmail.com" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69013 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2602 "inscrito_id" => 2083 "titulo" => """ O ENSINO MÉDIO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE\r\n FUTUROS PROFESSORES: “ENEM” COMO ELEMENTO DO\r\n SISTEMA PERIFÉRICO """ "resumo" => """ O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO NO BRASIL. ESSA REFORMA PROVOCARÁ MUDANÇAS NO\r\n EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). NESTE ARTIGO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIOR,\r\n ANALISAMOS O “ENEM” COMO ELEMENTO PERIFÉRICO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO\r\n CONSTRUÍDAS POR FUTUROS PROFESSORES. TOMAMOS COMO REFERENCIAL DE BASE A ABORDAGEM ESTRUTURAL\r\n DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ELABORADA POR JEAN-CLAUDE ABRIC. PARA ESSA ABORDAGEM, O CONTEÚDO\r\n DAS REPRESENTAÇÕES SE ESTRUTURA INTERNAMENTE EM UM SISTEMA CENTRAL E UM PERIFÉRICO. A PESQUISA,\r\n DE NATUREZA QUALITATIVA, FOI DESENVOLVIDA EM DUAS ETAPAS. O CAMPO EMPÍRICO FOI O IFPE – CAMPUS\r\n PESQUEIRA. NA PRIMEIRA ETAPA, UTILIZAMOS, COMO INSTRUMENTO DE COLETA, A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO\r\n LIVRE DE PALAVRAS E TIVEMOS COMO PARTICIPANTES 200 LICENCIANDOS/AS, SENDO 100 DA FÍSICA E 100\r\n DA MATEMÁTICA. ANALISAMOS O MATERIAL RECOLHIDO COM O APOIO DA PLATAFORMA DIGITAL OPENEVOC.\r\n PARA A SEGUNDA ETAPA, SELECIONAMOS UM SUBGRUPO DE 40 PARTICIPANTES - 20 LICENCIANDOS/AS EM\r\n FÍSICA E 20 EM MATEMÁTICA - PARA RESPONDEREM UM TESTE DO NÚCLEO CENTRAL. PARA A ANÁLISE,\r\n TIVEMOS O APOIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. NOSSAS ANÁLISES APONTARAM QUE AS\r\n REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS PELO GRUPO DE LICENCIANDOS/AS ESTÃO SOFRENDO\r\n UMA TRANSFORMAÇÃO PROGRESSIVA. O ELEMENTO “ENEM” CONSTITUI A PRIMEIRA PERIFERIA DAS\r\n REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS PELO GRUPO. A ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO\r\n PODERÁ CONTRIBUIR PARA O AVANÇO DESSA TRANSFORMAÇÃO, CASO NÃO OCORRAM INTERVENÇÕES QUE\r\n SOLIDIFIQUEM O ENSINO MÉDIO COMO UMA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA\r\n DA CONTINUIDADE DA PESQUISA PARA APROFUNDAR ESSES ACHADOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ENEM, LICENCIANDOS/AS, PERIFÉRICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2083_01102020193749.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA FERREIRA" "autor_email" => "giovannaf.s00@hotmail.com" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }