O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO NO BRASIL. ESSA REFORMA PROVOCARÁ MUDANÇAS NO
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). NESTE ARTIGO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIOR,
ANALISAMOS O “ENEM” COMO ELEMENTO PERIFÉRICO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO
CONSTRUÍDAS POR FUTUROS PROFESSORES. TOMAMOS COMO REFERENCIAL DE BASE A ABORDAGEM ESTRUTURAL
DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ELABORADA POR JEAN-CLAUDE ABRIC. PARA ESSA ABORDAGEM, O CONTEÚDO
DAS REPRESENTAÇÕES SE ESTRUTURA INTERNAMENTE EM UM SISTEMA CENTRAL E UM PERIFÉRICO. A PESQUISA,
DE NATUREZA QUALITATIVA, FOI DESENVOLVIDA EM DUAS ETAPAS. O CAMPO EMPÍRICO FOI O IFPE – CAMPUS
PESQUEIRA. NA PRIMEIRA ETAPA, UTILIZAMOS, COMO INSTRUMENTO DE COLETA, A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO
LIVRE DE PALAVRAS E TIVEMOS COMO PARTICIPANTES 200 LICENCIANDOS/AS, SENDO 100 DA FÍSICA E 100
DA MATEMÁTICA. ANALISAMOS O MATERIAL RECOLHIDO COM O APOIO DA PLATAFORMA DIGITAL OPENEVOC.
PARA A SEGUNDA ETAPA, SELECIONAMOS UM SUBGRUPO DE 40 PARTICIPANTES - 20 LICENCIANDOS/AS EM
FÍSICA E 20 EM MATEMÁTICA - PARA RESPONDEREM UM TESTE DO NÚCLEO CENTRAL. PARA A ANÁLISE,
TIVEMOS O APOIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. NOSSAS ANÁLISES APONTARAM QUE AS
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS PELO GRUPO DE LICENCIANDOS/AS ESTÃO SOFRENDO
UMA TRANSFORMAÇÃO PROGRESSIVA. O ELEMENTO “ENEM” CONSTITUI A PRIMEIRA PERIFERIA DAS
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS PELO GRUPO. A ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO
PODERÁ CONTRIBUIR PARA O AVANÇO DESSA TRANSFORMAÇÃO, CASO NÃO OCORRAM INTERVENÇÕES QUE
SOLIDIFIQUEM O ENSINO MÉDIO COMO UMA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA
DA CONTINUIDADE DA PESQUISA PARA APROFUNDAR ESSES ACHADOS.