Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TEMPO PRESENTE-METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIA EDUCACIONAL.

Palavra-chaves: DESIGN EDUCACIONAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, METODOLOGIAS ATIVAS, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

MUITO SE TEM FALADO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR. NO BRASIL, HÁ VÁRIOS TRABALHOS QUE TRATAM DESSA TEMÁTICA, PARTICULARMENTE VINCULADOS A RELATOS DE CASO, MAIS FORTEMENTE OCORRIDOS NA ÁREA DA SAÚDE. O QUE NOS MOVE À REALIZAÇÃO DESTE ARTIGO É A ESCASSEZ DE ABORDAGENS NA TEMÁTICA QUANTO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EM ESPECIAL SE CONSIDERARMOS QUE ESTA SE FAZ EM IMBRICAÇÃO. INVESTIGAR A VALIDADE DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PASSA, EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, POR EXPERIÊNCIÁ-LAS, PERCEBÊ-LAS OU NÃO COMO LEGÍTIMAS E APLICÁVEIS NO CHÃO DA ESCOLA. NESSE SENTIDO CAMINHA A EXPERIMENTAÇÃO. O USO DE AUTORES COMO BERBEL, DOWNES, FREIRE, PAPERT, PIAGET, RODRIGUES, SANTOS, SIEMENS, ENTRE OUTROS, FUNDAMENTA NOSSAS REFLEXÕES. DADA À NATUREZA DA DISCIPLINA EM QUE ELA FOI PROPOSTA, A PESQUISA FORMAÇÃO FOI UM APORTE METODOLÓGICO E AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS SÃO OS ELEMENTOS MEDIADORES DAS PRÁXIS DESCRITAS.

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