ESTE TRABALHO OBJETIVA REFLETIR VIVÊNCIAS ALFABETIZADORAS COM CRIANÇAS DO 2º E 3º ANOS NA ESCOLA MUNICIPAL
DE ENSINO FUNDAMENTAL JOAQUIM FLORENTINO DE MEDEIROS, EM BANANEIRAS, NO ESTADO PARAÍBA. AS AÇÕES
DE EXTENSÃO FORAM DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS COM BAIXO DESEMPENHO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
A METODOLOGIA ENVOLVEU ESTUDOS TEÓRICOS, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, PLANEJAMENTOS E PRODUÇÃO DE MATERIAIS
DIDÁTICOS. AS EXPERIÊNCIAS FORAM REGISTRADAS EM DIÁRIO DE BORDO E RELATÓRIOS. FUNDAMENTA-SE EM MAGDA
SOARES (2001) E EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY (1999). AS INTERVENÇÕES FORAM REALIZADAS POR MEIO DE
DUAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E UM PROJETO DIDÁTICO, COM DEZ CRIANÇAS. NESTE MOMENTO DESTACA-SE O PROJETO
DIDÁTICO O LUGAR ONDE VIVO, DESENVOLVIDO NO TURNO MATUTINO. O TRABALHO EXPLOROU A IDENTIDADE CULTURAL,
O PATRIMÔNIO HISTÓRICO, A LOCALIZAÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS E A MORADIA DAS CRIANÇAS. ELAS TRABALHARAM O
TEMA INTERAGINDO COM TEXTOS ESCRITOS, SONOROS, IMAGÉTICOS E AUDIOVISUAIS, EM DIFERENTES SUPORTES.
PRODUZIRAM TEXTOS ESPONTÂNEOS, REFLETINDO AS HIPÓTESES DE ESCRITA E DESENVOLVENDO CONSCIÊNCIA
FONOLÓGICA. NESTA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA, COMPARTILHADA COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E COM AS
CRIANÇAS, FOI POSSÍVEL ENTENDER MELHOR AS ESPECIFICIDADES DO TRABALHO TEÓRICO-PRÁTICO DA ALFABETIZAÇÃO E
DO LETRAMENTO EM CONTEXTOS REAIS DE DOCÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA.