Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES DE EXTENSÃO

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67918
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2652
    "inscrito_id" => 7299
    "titulo" => """
      ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL:\r\n
      PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES DE EXTENSÃO
      """
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO OBJETIVA REFLETIR VIVÊNCIAS ALFABETIZADORAS COM CRIANÇAS DO 2º E 3º ANOS NA ESCOLA MUNICIPAL\r\n
      DE ENSINO FUNDAMENTAL JOAQUIM FLORENTINO DE MEDEIROS, EM BANANEIRAS, NO ESTADO PARAÍBA. AS AÇÕES\r\n
      DE EXTENSÃO FORAM DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS COM BAIXO DESEMPENHO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.\r\n
      A METODOLOGIA ENVOLVEU ESTUDOS TEÓRICOS, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, PLANEJAMENTOS E PRODUÇÃO DE MATERIAIS\r\n
      DIDÁTICOS. AS EXPERIÊNCIAS FORAM REGISTRADAS EM DIÁRIO DE BORDO E RELATÓRIOS. FUNDAMENTA-SE EM MAGDA\r\n
      SOARES (2001) E EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY (1999). AS INTERVENÇÕES FORAM REALIZADAS POR MEIO DE\r\n
      DUAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E UM PROJETO DIDÁTICO, COM DEZ CRIANÇAS. NESTE MOMENTO DESTACA-SE O PROJETO\r\n
      DIDÁTICO O LUGAR ONDE VIVO, DESENVOLVIDO NO TURNO MATUTINO. O TRABALHO EXPLOROU A IDENTIDADE CULTURAL,\r\n
      O PATRIMÔNIO HISTÓRICO, A LOCALIZAÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS E A MORADIA DAS CRIANÇAS. ELAS TRABALHARAM O\r\n
      TEMA INTERAGINDO COM TEXTOS ESCRITOS, SONOROS, IMAGÉTICOS E AUDIOVISUAIS, EM DIFERENTES SUPORTES.\r\n
      PRODUZIRAM TEXTOS ESPONTÂNEOS, REFLETINDO AS HIPÓTESES DE ESCRITA E DESENVOLVENDO CONSCIÊNCIA\r\n
      FONOLÓGICA. NESTA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA, COMPARTILHADA COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E COM AS\r\n
      CRIANÇAS, FOI POSSÍVEL ENTENDER MELHOR AS ESPECIFICIDADES DO TRABALHO TEÓRICO-PRÁTICO DA ALFABETIZAÇÃO E\r\n
      DO LETRAMENTO EM CONTEXTOS REAIS DE DOCÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA8_ID7299_01102020204456.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAC DA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ISAC ALVES"
    "autor_email" => "is4calves@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67918
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2652
    "inscrito_id" => 7299
    "titulo" => """
      ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL:\r\n
      PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES DE EXTENSÃO
      """
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO OBJETIVA REFLETIR VIVÊNCIAS ALFABETIZADORAS COM CRIANÇAS DO 2º E 3º ANOS NA ESCOLA MUNICIPAL\r\n
      DE ENSINO FUNDAMENTAL JOAQUIM FLORENTINO DE MEDEIROS, EM BANANEIRAS, NO ESTADO PARAÍBA. AS AÇÕES\r\n
      DE EXTENSÃO FORAM DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS COM BAIXO DESEMPENHO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.\r\n
      A METODOLOGIA ENVOLVEU ESTUDOS TEÓRICOS, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, PLANEJAMENTOS E PRODUÇÃO DE MATERIAIS\r\n
      DIDÁTICOS. AS EXPERIÊNCIAS FORAM REGISTRADAS EM DIÁRIO DE BORDO E RELATÓRIOS. FUNDAMENTA-SE EM MAGDA\r\n
      SOARES (2001) E EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY (1999). AS INTERVENÇÕES FORAM REALIZADAS POR MEIO DE\r\n
      DUAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E UM PROJETO DIDÁTICO, COM DEZ CRIANÇAS. NESTE MOMENTO DESTACA-SE O PROJETO\r\n
      DIDÁTICO O LUGAR ONDE VIVO, DESENVOLVIDO NO TURNO MATUTINO. O TRABALHO EXPLOROU A IDENTIDADE CULTURAL,\r\n
      O PATRIMÔNIO HISTÓRICO, A LOCALIZAÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS E A MORADIA DAS CRIANÇAS. ELAS TRABALHARAM O\r\n
      TEMA INTERAGINDO COM TEXTOS ESCRITOS, SONOROS, IMAGÉTICOS E AUDIOVISUAIS, EM DIFERENTES SUPORTES.\r\n
      PRODUZIRAM TEXTOS ESPONTÂNEOS, REFLETINDO AS HIPÓTESES DE ESCRITA E DESENVOLVENDO CONSCIÊNCIA\r\n
      FONOLÓGICA. NESTA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA, COMPARTILHADA COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E COM AS\r\n
      CRIANÇAS, FOI POSSÍVEL ENTENDER MELHOR AS ESPECIFICIDADES DO TRABALHO TEÓRICO-PRÁTICO DA ALFABETIZAÇÃO E\r\n
      DO LETRAMENTO EM CONTEXTOS REAIS DE DOCÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA8_ID7299_01102020204456.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAC DA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ISAC ALVES"
    "autor_email" => "is4calves@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO OBJETIVA REFLETIR VIVÊNCIAS ALFABETIZADORAS COM CRIANÇAS DO 2º E 3º ANOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOAQUIM FLORENTINO DE MEDEIROS, EM BANANEIRAS, NO ESTADO PARAÍBA. AS AÇÕES DE EXTENSÃO FORAM DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS COM BAIXO DESEMPENHO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. A METODOLOGIA ENVOLVEU ESTUDOS TEÓRICOS, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, PLANEJAMENTOS E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. AS EXPERIÊNCIAS FORAM REGISTRADAS EM DIÁRIO DE BORDO E RELATÓRIOS. FUNDAMENTA-SE EM MAGDA SOARES (2001) E EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY (1999). AS INTERVENÇÕES FORAM REALIZADAS POR MEIO DE DUAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E UM PROJETO DIDÁTICO, COM DEZ CRIANÇAS. NESTE MOMENTO DESTACA-SE O PROJETO DIDÁTICO O LUGAR ONDE VIVO, DESENVOLVIDO NO TURNO MATUTINO. O TRABALHO EXPLOROU A IDENTIDADE CULTURAL, O PATRIMÔNIO HISTÓRICO, A LOCALIZAÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS E A MORADIA DAS CRIANÇAS. ELAS TRABALHARAM O TEMA INTERAGINDO COM TEXTOS ESCRITOS, SONOROS, IMAGÉTICOS E AUDIOVISUAIS, EM DIFERENTES SUPORTES. PRODUZIRAM TEXTOS ESPONTÂNEOS, REFLETINDO AS HIPÓTESES DE ESCRITA E DESENVOLVENDO CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. NESTA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA, COMPARTILHADA COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E COM AS CRIANÇAS, FOI POSSÍVEL ENTENDER MELHOR AS ESPECIFICIDADES DO TRABALHO TEÓRICO-PRÁTICO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO EM CONTEXTOS REAIS DE DOCÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.