Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MÉTODO PBL- PROBLEM BASIC LEARNING – QUESTÕES PRÁTICAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Palavra-chaves: MÉTODO PBL-PROBLEM BASIC LEARNING, METODOLOGIA ATIVA, PESQUISA ACADÊMICA, , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69073
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 443
    "inscrito_id" => 1290
    "titulo" => "O MÉTODO PBL- PROBLEM BASIC LEARNING – QUESTÕES PRÁTICAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA"
    "resumo" => "O MÉTODO PBL- PROBLEM BASIC LEARNING APRESENTA UMA ESTRUTURA DINÂMICA E SISTÊMICA DO PROJETO DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAL. OBJETIVOU-SE COM ESTE ESTUDO, APRESENTAR O CONCEITO, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO MÉTODO PBL-PROBLEM BASIC LEARN NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA  ÁREA DE HUMANAS, ENQUANTO MÉTODO SUFICIENTE AO PROCESSO DE ENSINO E AQUISIÇÃO DE CONCEITOS. PROBLEMATIZOU-SE COM O ESTUDO A SUFICIÊNCIA E INSUFICIÊNCIA DO MÉTODO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA ACADÊMICA. O ESTUDO SE CONSTITUIU DE UMA PESQUISA-AÇÃO E COMPREENDEU DUAS IMPORTANTES ETAPAS PROCEDIMENTAIS: AÇÃO DIAGNÓSTICA E AÇÃO INTERVENTIVA. O LÓCUS FOI A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, COM PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. OBTEVE-SE COMO RESULTADOS NA ETAPA DIAGNÓSTICA, DIFICULDADES EM PRODUÇÃO PESSOAL, ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO E ESTRUTURA DE TEXTOS ACADÊMICOS; NA ETAPA INTERVENTIVA, OBSERVOU-SE MELHORAS NAS HABILIDADES QUE ENVOLVEM AS CATEGORIAS OBJETIVAS, PERMANECENDO DIFICULDADES NAS HABILIDADES SUBJETIVAS E INTERSUBJETIVAS. OS RESULTADOS REFORÇAM A VALIDADE DA APLICAÇÃO DO MÉTODO PBL - PROBLEM BASIC LEARNING COMO METODOLOGIA EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO, LEVANDO-NOS AINDA A REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO APRIMORAMENTO E EXPERTISE DO PROFISSIONAL QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO E A DIMENSÃO AFETIVA QUE ENVOLVE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E QUE COMPREENDE A MOTIVAÇÃO EPISTÊMICA.  NO QUE SE REFERE AOS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS QUE EMBASAM O MÉTODO PBL, DESTACARAM-SE AUTORES COMO PIAGET (1973; 1982), FREUD (1982 A /1982 B), FLAVEL (1999), AUSUBEL (2003), VYGOTSKY (1991/2001), FREIRE (SUPRACITADO) E BRUNER (1998/2001). SOBRE O MÉTODO, RIBEIRO (2010), SANDHOLTZ; RINGSTAFF; DWYER, (1997) E MUNHOZ (2015)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "MÉTODO PBL-PROBLEM BASIC LEARNING, METODOLOGIA ATIVA, PESQUISA ACADÊMICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA2_ID1290_02082020171245.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONIDES PEREIRA DE SOUZA GUIMARAES"
    "autor_nome_curto" => "LEONIDES GUIMARÃES"
    "autor_email" => "leonides04@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE COLUMBIA DEL PARAGUAY"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69073
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 443
    "inscrito_id" => 1290
    "titulo" => "O MÉTODO PBL- PROBLEM BASIC LEARNING – QUESTÕES PRÁTICAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA"
    "resumo" => "O MÉTODO PBL- PROBLEM BASIC LEARNING APRESENTA UMA ESTRUTURA DINÂMICA E SISTÊMICA DO PROJETO DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAL. OBJETIVOU-SE COM ESTE ESTUDO, APRESENTAR O CONCEITO, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO MÉTODO PBL-PROBLEM BASIC LEARN NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA  ÁREA DE HUMANAS, ENQUANTO MÉTODO SUFICIENTE AO PROCESSO DE ENSINO E AQUISIÇÃO DE CONCEITOS. PROBLEMATIZOU-SE COM O ESTUDO A SUFICIÊNCIA E INSUFICIÊNCIA DO MÉTODO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA ACADÊMICA. O ESTUDO SE CONSTITUIU DE UMA PESQUISA-AÇÃO E COMPREENDEU DUAS IMPORTANTES ETAPAS PROCEDIMENTAIS: AÇÃO DIAGNÓSTICA E AÇÃO INTERVENTIVA. O LÓCUS FOI A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, COM PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. OBTEVE-SE COMO RESULTADOS NA ETAPA DIAGNÓSTICA, DIFICULDADES EM PRODUÇÃO PESSOAL, ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO E ESTRUTURA DE TEXTOS ACADÊMICOS; NA ETAPA INTERVENTIVA, OBSERVOU-SE MELHORAS NAS HABILIDADES QUE ENVOLVEM AS CATEGORIAS OBJETIVAS, PERMANECENDO DIFICULDADES NAS HABILIDADES SUBJETIVAS E INTERSUBJETIVAS. OS RESULTADOS REFORÇAM A VALIDADE DA APLICAÇÃO DO MÉTODO PBL - PROBLEM BASIC LEARNING COMO METODOLOGIA EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO, LEVANDO-NOS AINDA A REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO APRIMORAMENTO E EXPERTISE DO PROFISSIONAL QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO E A DIMENSÃO AFETIVA QUE ENVOLVE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E QUE COMPREENDE A MOTIVAÇÃO EPISTÊMICA.  NO QUE SE REFERE AOS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS QUE EMBASAM O MÉTODO PBL, DESTACARAM-SE AUTORES COMO PIAGET (1973; 1982), FREUD (1982 A /1982 B), FLAVEL (1999), AUSUBEL (2003), VYGOTSKY (1991/2001), FREIRE (SUPRACITADO) E BRUNER (1998/2001). SOBRE O MÉTODO, RIBEIRO (2010), SANDHOLTZ; RINGSTAFF; DWYER, (1997) E MUNHOZ (2015)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "MÉTODO PBL-PROBLEM BASIC LEARNING, METODOLOGIA ATIVA, PESQUISA ACADÊMICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA2_ID1290_02082020171245.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONIDES PEREIRA DE SOUZA GUIMARAES"
    "autor_nome_curto" => "LEONIDES GUIMARÃES"
    "autor_email" => "leonides04@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE COLUMBIA DEL PARAGUAY"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O MÉTODO PBL- PROBLEM BASIC LEARNING APRESENTA UMA ESTRUTURA DINÂMICA E SISTÊMICA DO PROJETO DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAL. OBJETIVOU-SE COM ESTE ESTUDO, APRESENTAR O CONCEITO, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO MÉTODO PBL-PROBLEM BASIC LEARN NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA ÁREA DE HUMANAS, ENQUANTO MÉTODO SUFICIENTE AO PROCESSO DE ENSINO E AQUISIÇÃO DE CONCEITOS. PROBLEMATIZOU-SE COM O ESTUDO A SUFICIÊNCIA E INSUFICIÊNCIA DO MÉTODO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA ACADÊMICA. O ESTUDO SE CONSTITUIU DE UMA PESQUISA-AÇÃO E COMPREENDEU DUAS IMPORTANTES ETAPAS PROCEDIMENTAIS: AÇÃO DIAGNÓSTICA E AÇÃO INTERVENTIVA. O LÓCUS FOI A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, COM PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. OBTEVE-SE COMO RESULTADOS NA ETAPA DIAGNÓSTICA, DIFICULDADES EM PRODUÇÃO PESSOAL, ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO E ESTRUTURA DE TEXTOS ACADÊMICOS; NA ETAPA INTERVENTIVA, OBSERVOU-SE MELHORAS NAS HABILIDADES QUE ENVOLVEM AS CATEGORIAS OBJETIVAS, PERMANECENDO DIFICULDADES NAS HABILIDADES SUBJETIVAS E INTERSUBJETIVAS. OS RESULTADOS REFORÇAM A VALIDADE DA APLICAÇÃO DO MÉTODO PBL - PROBLEM BASIC LEARNING COMO METODOLOGIA EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO, LEVANDO-NOS AINDA A REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO APRIMORAMENTO E EXPERTISE DO PROFISSIONAL QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO E A DIMENSÃO AFETIVA QUE ENVOLVE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E QUE COMPREENDE A MOTIVAÇÃO EPISTÊMICA. NO QUE SE REFERE AOS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS QUE EMBASAM O MÉTODO PBL, DESTACARAM-SE AUTORES COMO PIAGET (1973; 1982), FREUD (1982 A /1982 B), FLAVEL (1999), AUSUBEL (2003), VYGOTSKY (1991/2001), FREIRE (SUPRACITADO) E BRUNER (1998/2001). SOBRE O MÉTODO, RIBEIRO (2010), SANDHOLTZ; RINGSTAFF; DWYER, (1997) E MUNHOZ (2015).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.