ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO ESTUDAR A CONCEPÇÃO QUE NORTEIA A EDUCAÇÃO INFANTIL REFERENDADO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, A FIM DE COMPREENDERMOS A SUA RELEVÂNCIA PARA ESSA ETAPA DO ENSINO, TENDO EM VISTA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS PEQUENAS. PARA REALIZAÇÃO DESSE ESTUDO ELEGEMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DAS SEGUINTES OBRAS: CRAIDY (2001), OLIVEIRA (2002), ARIÈS (2017), KUHLMANN JR. (2015), ALÉM DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC, ENTRE OUTROS QUE ABORDAM A TEMÁTICA EM ESTUDO. O TEXTO NOS POSSIBILITOU COMPREENDER A MAGNITUDE DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO QUE TANGE AOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, VISTO QUE AS INTERAÇÕES E AS BRINCADEIRAS SÃO EIXOS NORTEADORES DESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO, ALÉM DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS PROPOSTO PELA BNCC, QUE CONTRIBUEM PARA QUE AS CRIANÇAS INTERAJAM COM O MUNDO, COM AS PESSOAS CONSTRUINDO SUA AUTONOMIA E SUAS POTENCIALIDADES EXPRESSIVAS E COMUNICATIVAS.