ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR E REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA DE
REDAÇÃO DURANTE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO “CURSINHO POPULAR MULTICAMPI EMANCIPA:
MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO POPULAR”- REDE EMANCIPA NO INSTITUTO DE ENGENHARIA DO
ARAGUAIA-IEA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ-UNIFESSPA. A
METODOLOGIA UTILIZADA NESSA PESQUISA QUALITATIVA FUNDAMENTA-SE NA PESQUISA-AÇÃO.
FORAM UTILIZADAS PARA SUBSIDIAR A ANÁLISE AS ANOTAÇÕES EM DIÁRIO DE CAMPO, A PRODUÇÃO
DOS ESTUDANTES E A OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA. DEBATEMOS A IMPORTÂNCIA DO EMANCIPA PARA
A COMUNIDADE SANTANENSE E PARA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL DOS DISCENTES, ENQUANTO
BOLSISTAS DO PROJETO. DESCREVEMOS A PRÁTICA DOCENTE DE REDAÇÃO E REFLETIMOS SOBRE O USO
DE RECURSOS DIDÁTICOS INOVADORES COMO A MÚSICA E O JORNAL. EVIDENCIAMOS QUE O
EMANCIPA CONSTITUI-SE COMO UM ESPAÇO PREPARATÓRIO E GRATUITO PARA O EXAME NACIONAL
DO ENSINO MÉDIO-ENEM, QUE CAUSA VISÍVEL O IMPACTO NA COMUNIDADE, POR SER UM CURSO
DE QUALIDADE, ALÉM DE SER UM DOS CURSINHOS PIONEIROS NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO
ARAGUAIA, NO SUL DO ESTADO DO PARÁ. COMO RESULTADOS, APONTAMOS QUE A PRÁTICA DOCENTE
DE REDAÇÃO COM O USO DE RECURSOS DIFERENCIADOS AUXILIOU O PENSAMENTO CRÍTICO E A
COMPREENSÃO TEXTUAL, DE FORMA QUE OS PARTICIPANTES CONSTRUÍRAM, TRANSFORMARAM E
CONSOLIDARAM CONHECIMENTOS.