Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURSINHO POPULAR: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DE REDAÇÃO NO EMANCIPA EM SANTANA DO ARAGUAIA-PA

Palavra-chaves: CURSINHO POPULAR, EMANCIPA, REDAÇÃO, ENEM, MÚSICA Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68273
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2210
    "inscrito_id" => 5798
    "titulo" => "CURSINHO POPULAR: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DE REDAÇÃO NO EMANCIPA EM SANTANA DO ARAGUAIA-PA"
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR E REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA DE\r\n
      REDAÇÃO DURANTE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO “CURSINHO POPULAR MULTICAMPI EMANCIPA:\r\n
      MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO POPULAR”- REDE EMANCIPA NO INSTITUTO DE ENGENHARIA DO\r\n
      ARAGUAIA-IEA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ-UNIFESSPA. A\r\n
      METODOLOGIA UTILIZADA NESSA PESQUISA QUALITATIVA FUNDAMENTA-SE NA PESQUISA-AÇÃO.\r\n
      FORAM UTILIZADAS PARA SUBSIDIAR A ANÁLISE AS ANOTAÇÕES EM DIÁRIO DE CAMPO, A PRODUÇÃO\r\n
      DOS ESTUDANTES E A OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA. DEBATEMOS A IMPORTÂNCIA DO EMANCIPA PARA\r\n
      A COMUNIDADE SANTANENSE E PARA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL DOS DISCENTES, ENQUANTO\r\n
      BOLSISTAS DO PROJETO. DESCREVEMOS A PRÁTICA DOCENTE DE REDAÇÃO E REFLETIMOS SOBRE O USO\r\n
      DE RECURSOS DIDÁTICOS INOVADORES COMO A MÚSICA E O JORNAL. EVIDENCIAMOS QUE O\r\n
      EMANCIPA CONSTITUI-SE COMO UM ESPAÇO PREPARATÓRIO E GRATUITO PARA O EXAME NACIONAL\r\n
      DO ENSINO MÉDIO-ENEM, QUE CAUSA VISÍVEL O IMPACTO NA COMUNIDADE, POR SER UM CURSO\r\n
      DE QUALIDADE, ALÉM DE SER UM DOS CURSINHOS PIONEIROS NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO\r\n
      ARAGUAIA, NO SUL DO ESTADO DO PARÁ. COMO RESULTADOS, APONTAMOS QUE A PRÁTICA DOCENTE\r\n
      DE REDAÇÃO COM O USO DE RECURSOS DIFERENCIADOS AUXILIOU O PENSAMENTO CRÍTICO E A\r\n
      COMPREENSÃO TEXTUAL, DE FORMA QUE OS PARTICIPANTES CONSTRUÍRAM, TRANSFORMARAM E\r\n
      CONSOLIDARAM CONHECIMENTOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "CURSINHO POPULAR, EMANCIPA, REDAÇÃO, ENEM, MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID5798_29092020225224.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHAIURY SILVA GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "SHAIURY GUIMARÃES"
    "autor_email" => "shaiuryguimaraes1@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68273
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2210
    "inscrito_id" => 5798
    "titulo" => "CURSINHO POPULAR: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DE REDAÇÃO NO EMANCIPA EM SANTANA DO ARAGUAIA-PA"
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR E REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA DE\r\n
      REDAÇÃO DURANTE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO “CURSINHO POPULAR MULTICAMPI EMANCIPA:\r\n
      MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO POPULAR”- REDE EMANCIPA NO INSTITUTO DE ENGENHARIA DO\r\n
      ARAGUAIA-IEA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ-UNIFESSPA. A\r\n
      METODOLOGIA UTILIZADA NESSA PESQUISA QUALITATIVA FUNDAMENTA-SE NA PESQUISA-AÇÃO.\r\n
      FORAM UTILIZADAS PARA SUBSIDIAR A ANÁLISE AS ANOTAÇÕES EM DIÁRIO DE CAMPO, A PRODUÇÃO\r\n
      DOS ESTUDANTES E A OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA. DEBATEMOS A IMPORTÂNCIA DO EMANCIPA PARA\r\n
      A COMUNIDADE SANTANENSE E PARA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL DOS DISCENTES, ENQUANTO\r\n
      BOLSISTAS DO PROJETO. DESCREVEMOS A PRÁTICA DOCENTE DE REDAÇÃO E REFLETIMOS SOBRE O USO\r\n
      DE RECURSOS DIDÁTICOS INOVADORES COMO A MÚSICA E O JORNAL. EVIDENCIAMOS QUE O\r\n
      EMANCIPA CONSTITUI-SE COMO UM ESPAÇO PREPARATÓRIO E GRATUITO PARA O EXAME NACIONAL\r\n
      DO ENSINO MÉDIO-ENEM, QUE CAUSA VISÍVEL O IMPACTO NA COMUNIDADE, POR SER UM CURSO\r\n
      DE QUALIDADE, ALÉM DE SER UM DOS CURSINHOS PIONEIROS NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO\r\n
      ARAGUAIA, NO SUL DO ESTADO DO PARÁ. COMO RESULTADOS, APONTAMOS QUE A PRÁTICA DOCENTE\r\n
      DE REDAÇÃO COM O USO DE RECURSOS DIFERENCIADOS AUXILIOU O PENSAMENTO CRÍTICO E A\r\n
      COMPREENSÃO TEXTUAL, DE FORMA QUE OS PARTICIPANTES CONSTRUÍRAM, TRANSFORMARAM E\r\n
      CONSOLIDARAM CONHECIMENTOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "CURSINHO POPULAR, EMANCIPA, REDAÇÃO, ENEM, MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID5798_29092020225224.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHAIURY SILVA GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "SHAIURY GUIMARÃES"
    "autor_email" => "shaiuryguimaraes1@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR E REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA DE REDAÇÃO DURANTE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO “CURSINHO POPULAR MULTICAMPI EMANCIPA: MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO POPULAR”- REDE EMANCIPA NO INSTITUTO DE ENGENHARIA DO ARAGUAIA-IEA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ-UNIFESSPA. A METODOLOGIA UTILIZADA NESSA PESQUISA QUALITATIVA FUNDAMENTA-SE NA PESQUISA-AÇÃO. FORAM UTILIZADAS PARA SUBSIDIAR A ANÁLISE AS ANOTAÇÕES EM DIÁRIO DE CAMPO, A PRODUÇÃO DOS ESTUDANTES E A OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA. DEBATEMOS A IMPORTÂNCIA DO EMANCIPA PARA A COMUNIDADE SANTANENSE E PARA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL DOS DISCENTES, ENQUANTO BOLSISTAS DO PROJETO. DESCREVEMOS A PRÁTICA DOCENTE DE REDAÇÃO E REFLETIMOS SOBRE O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS INOVADORES COMO A MÚSICA E O JORNAL. EVIDENCIAMOS QUE O EMANCIPA CONSTITUI-SE COMO UM ESPAÇO PREPARATÓRIO E GRATUITO PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO-ENEM, QUE CAUSA VISÍVEL O IMPACTO NA COMUNIDADE, POR SER UM CURSO DE QUALIDADE, ALÉM DE SER UM DOS CURSINHOS PIONEIROS NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA, NO SUL DO ESTADO DO PARÁ. COMO RESULTADOS, APONTAMOS QUE A PRÁTICA DOCENTE DE REDAÇÃO COM O USO DE RECURSOS DIFERENCIADOS AUXILIOU O PENSAMENTO CRÍTICO E A COMPREENSÃO TEXTUAL, DE FORMA QUE OS PARTICIPANTES CONSTRUÍRAM, TRANSFORMARAM E CONSOLIDARAM CONHECIMENTOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.