O PRESENTE TEXTO INICIA UMA DISCUSSÃO ACERCA DOS SENTIDOS QUE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA INSERE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA PORTARIA Nº 826, DE SETE DE JULHO DE 2017. A PESQUISA EM ANDAMENTO TEM COMO PROPÓSITO INVESTIGAR AS AÇÕES DO PNAIC NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ARTICULANDO CAMPOS DE ESTUDOS DA POLÍTICA, DO CURRÍCULO E DA FORMAÇÃO DOCENTE, COMPREENDENDO-OS COMO CATEGORIAS TANGENCIAIS. ESTE ARTIGO TRAZ COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS, KRAMER (2007, 2013), NUNES, CORSINO E DIDONET (2011) QUE DISCUTEM POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA AS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS NO BRASIL; FRANGELLA (2016) QUE BUSCA RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO DOCENTE, PRODUÇÃO DO CURRÍCULO E O PNAIC E JANNUZZI (2014) QUE TRATA DO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E PROGRAMAS SOCIAIS. O PRIMEIRO PONTO DE DISCUSSÃO, BASEIA-SE NA ANÁLISE DA REDAÇÃO DA PORTARIA, UMA VEZ QUE, O DOCUMENTO NÃO APRESENTA DE MODO CLARO AS ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO PROGRAMA E NEM COMO PRETENDE RESPEITAR AS ESPECIFICIDADES EDUCATIVAS DESTA ETAPA. O SEGUNDO PONTO, APOIA-SE NO RELATO DE UMA SUPERVISORA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A ADESÃO DO PNAIC -EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO, REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. A OPÇÃO METODOLÓGICA DESTA INVESTIGAÇÃO PRIORIZA A ANÁLISE DOCUMENTAL E ANÁLISE DO CONTEXTO INICIAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO. COMO RESULTADO, APONTA QUE A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO PROGRAMA CONSTITUI UM GRANDE AVANÇO PARA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, MAS TAMBÉM UM GRANDE DESAFIO.