NO ATUAL CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA É NOTÁVEL O DISTANCIAMENTO EXISTENTE ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE. NESSE SENTIDO, A PREOCUPAÇÃO ENTRE ESSE DISTANCIAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NÃO É ALGO RECENTE, HAJA VISTA ESTA TEMÁTICA SER OBJETO DE ESTUDO DE VÁRIOS PESQUISADORES QUE BUSCAM ANALISAR, DIAGNOSTICAR E DESCREVER ALGUNS PROBLEMAS E DESAFIOS DENTRO DO NOSSO SISTEMA DE ENSINO. DESTA FORMA, ESSE TRABALHO TEM OBJETIVO DE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO ATUAL CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, BEM COMO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE. EM FACE DESSAS DISCUSSÕES, CLASSIFICAMOS ESSE TRABALHO COMO DE NATUREZA EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, POIS OPTAMOS EM REALIZÁ-LO ATRAVÉS DE UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA E DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO. UTILIZAMOS COMO APOIO TEÓRICO-METODOLÓGICO O APORTE DE AUTORES COMO IMBERNÓN (2016), PIMENTA (2006), NÓVOA (1992), E OUTROS. CONCLUÍMOS ENTÃO QUE É A PARTIR DA REFLEXÃO QUE O SER HUMANO DEFINE SEU MODO DE AGIR NO FUTURO E TEM COMO FUNÇÃO POSSIBILITAR UMA NOVA DIREÇÃO A SUA AÇÃO SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO, ESCLARECENDO O QUE SE DEVE FAZER DIANTE DE DETERMINADAS SITUAÇÕES. O DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO ARTICULADO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE O PROFESSOR TENHA ATITUDE CRÍTICO-REFLEXIVO NAS SUAS PRÓPRIAS AÇÕES EDUCATIVAS.