ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO PROMOVER REFLEXÕES SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO IMPLANTADA NOS SISTEMAS DA EDUCAÇÃO NACIONAL A PARTIR DA PROMULGAÇÃO EM 2017 DA LEI 13.415. ESTE TRABALHO ESTÁ PAUTADO NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA POR BUSCAR SUBSÍDIOS PARA FUNDAMENTAR A DISCUSSÃO EM PUBLICAÇÕES DE AUTORES COMO FERRETTI (2018), MÔNICA RIBEIRO SILVA (2018), BALD (2017), ENTRE OUTROS. A LEI 13415/17, FOI ANTECEDIDA PELA MEDIDA PROVISÓRIA MP 746/16, QUE POR SI CONFERIU ESTA LEI UMA ORIGEM AUTORITÁRIA, O QUE RESULTOU NAS OCUPAÇÕES REALIZADAS PELOS ESTUDANTES EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO POR TODO PAÍS, COMO TAMBÉM DA MENTALIDADE EM VOGA NO GOVERNO DO TURNO, O QUE IMPLICOU NA PEC 95, QUE VERSA SOBRE AS SEVERAS RESTRIÇÕES NOS GASTOS PÚBLICOS. DIANTE DESTE CONTEXTO, BUSCAMOS AQUI FAZER UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO QUE SEM IMPLANTOU NA REFORMULAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL.