Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 166
A FUNÇÃO SOCIAL DO BLOG NAS ESCOLAS COMO UMA NOVA CONCEPÇÃO À PRÁTICA DA ESCRITA

Palavra-chaves: BLOG, ESCRITA, PRÁTICA, INTERNET, Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NESTE TRABALHO, APRESENTAMOS COMO PROPOSTA DE ESTUDO, DEFINIR A IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO SOCIAL DO BLOG NAS ESCOLAS COMO UMA NOVA CONCEPÇÃO À PRÁTICA DA ESCRITA. PARA ISTO, APLICAMOS QUESTIONÁRIOS VOLTADOS À VISÃO DO PROFESSOR E DO ALUNO DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ROSA MÍSTICA. ASSIM SENDO, PRESSUPÕE-SE QUE A FALTA DE INCENTIVO DAS NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, COMO ALGUMAS MÍDIAS SOCIAIS, PODEM SE TORNAR UM OBSTÁCULO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA COMO UM PROCESSO. VERIFICAMOS QUE A ASCENSÃO DA INTERNET E SUAS NOVAS FERRAMENTAS AUXILIAM NÃO SÓ NA APLICAÇÃO DA ESCRITA, COMO TAMBÉM NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ADEMAIS, O BLOG, NOSSO OBJETO DE ESTUDO, PODE SER UMA REPRESENTAÇÃO DESSAS NOVAS FERRAMENTAS POR SER RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DE UM CONTEÚDO POR MEIO DE UMA LINGUAGEM SIMPLES E ATRATIVA, CAPAZ DE CHAMAR A ATENÇÃO DOS JOVENS E EDUCADORES EM RELAÇÃO ÀS DIFERENTES PERSPECTIVAS DA ESCRITA. EM VISTA DISSO, SUPÕE-SE A NECESSIDADE DE INCLUIR O BLOG COMO UMA FERRAMENTA EXTRACURRICULAR, CONSIDERANDO-O COMO UM MECANISMO EFICAZ DE ENSINO QUE PROPORCIONA BENEFÍCIOS AO MEIO ESCOLAR, ALÉM DE EXPANDIR O LEQUE DE PRODUÇÕES TEXTUAIS VOLTADAS À PRÁTICA DA ESCRITA. OS PROCEDIMENTOS FORAM REALIZADOS À LUZ DA TEORIA DE BRAGA (2013) E FREITAS (2006), EM QUE A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA APRESENTADA DEVE SERVIR DE BASE PARA A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS COLETADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.