DIANTE DISSO NA SALA DE AULA CONHECIDA COMO PRÉ I E II, EXISTIA UM ALUNO , A SABER , FILHO DA PRÓPRIA GESTORA QUE DIZIA NÃO GOSTAR DA PRÓPRIA COR DE SUA PELE , COMO TAMBÉM NÃO ACEITAVA SEUS PARES , E ESCOLHENDO BRINCAR E SENTAR AO LADO DE QUEM TIVESSE A PELE MAIS CLARO. ENTÃO CONVERSANDO COM SUA MÃE , A MESMA EXPLICOU QUE DESDE BEBÊ SEU FILHO FOI REJEITADO POR CONTA DE SUA COR DE PELE E A DITA CUJA SE RETIRAVA DOS LUGARES QUE SEU FILHO NÃO ERA ACEITO. SENDO ASSIM FOI FEITIO UMA INTERVENÇÃO DE FORMA LÚDICA PARA TRABALHAR O LIVRO INFANTIL , O CABELO DE LELÊ DE VALÉRIA BELÉM , QUE ABORDA SOBRE A BELEZA DA HERANÇA AFRICANA. ENVOLVEU TODA A TURMA , POIS HAVIA UMAS MENINAS COM OS CABELOS AFRO, E ASSIM A HISTORIA ABORDADA RELATA EXATAMENTE A TURMA NECESSITAVA .PARA COMPLEMENTAR FOI INTRODUZIDO A MÚSICA DA DA XUXA, VOCÊ VAI GOSTAR DE MIM, QUE FALA SOBRE O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS DIZENDO AO FINAL, PARA OS PEQUENOS, QUE “TODOS NÓS DEVEMOS RESPEITAR E AMAR O NOSSO COLEGUINHA DO JEITINHO QUE ELE É”. FEITO ISSO, POIS TODOS SENTADOS EM UMA RODA, E SE CARACTERIZOU, IMPRIMIU UMA PÁGINA DO LIVRO QUE EXEMPLIFICA OS DIVERSOS TIPOS DE CABELOS E MOSTROU PARA ELES. QUANDO CONCLUIU, ENTREGOU UMA FOLHA DE PAPEL OFICIO PARA CADA UM PEDINDO QUE REPRESENTASSEM O ESTILO DE CABELO DE LELÊ QUE MAIS GOSTARAM E DEPOIS APRESENTASSEM PARA OS COLEGAS. O RESULTADO FOI SURPREENDENTE! SOLICITEI QUE A PROFESSORA GUARDASSE TODOS ELES PARA EXPOR NA ATIVIDADE QUE SERIA DESENVOLVIDA NA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.